PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,30-35)(16/4/24)
1. Caríssimos, quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo, realiza a vontade de Deus, e por seu exemplo de vida e por suas palavras, denuncia os pecados daqueles que estão distantes de Deus sem que isto seja uma acusação, mas sim, uma revelação da necessidade de arrependimento, por isso, ela vem sempre acompanhada de um ato de misericórdia e do perdão que o Senhor nos concede.
.
2. De fato, Santo Estevão, mesmo sendo condenado à morte, intercedeu por seus algozes dizendo: “Senhor, não os condenes por este pecado”. Ora, talvez não copreendamos o porquê dos acontecimentos adversos que nos atingem; no entanto, como vimos neste episódio, Santo Estevão resignadamente disse: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.
.
3. Com isto, compreendemos que toda oração acompanhada de um ato de misericórdia e de perdão jamais deixa de ser ouvida e atendida pelo Senhor, e a prova é esta, a oração de Santo Estevão foi a graça que deu início à conversão de São Paulo, o grande apóstolo dos gentios que até hoje continua pregando a Palavra do Senhor por seus escritos e exemplos.
.
4. Decerto, bem-aventurados são aqueles que como Santo Estevão e São Paulo, permanecem em comunhão com o Senhor em qualquer situação da vida, pois, por esta união com Cristo são capazes de ver o céu aberto e Ele sentado à direita de Deus Pai.
.
5. No Evangelho de hoje a multidão exigia sinais para crê; ora, a fé é um dom do Espírito Santo e não um ente de razão. Quem exige sinais para crê é incapaz de entender e corresponder ao que Deus nos ensina, porque querem reduzir a Sabedoria do Espírito do Senhor aos critérios racionais, e isso é impossível.
.
6. Crer no Senhor Jesus é adentrar no mistério da sua cruz, pela graça do Espírito Santo, e viver a grande aventura de ser seu discípulo, e manter-se na sua presença e convivência por meio da fé que Dele recebemos para obtermos todas as graças necessárias para a nossa salvação.
.
7. A vocação cristã é um chamado de Deus e uma resposta que significa pertença, adesão total a Cristo por meio do santo batismo, onde recebemos o dom do Espírito Santo e por Ele somos ensinados e conduzidos a uma vida de santidade.
.
8. Bem como nos ensinou o Senhor: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão”. (Jo 16,13).
.
9. De fato, pensar a vida sem o Espírito de Deus é pensa-la conforme o mundo e não conforme Deus. Ora, o Senhor Jesus prometeu (cf. Jo 15,26) que enviaria o Espírito Santo para nos ensinar, nos defender e nos dar todo apoio e assistência necessária para permanecermos fiéis até que se complete o tempo de sua segunda vinda e a nossa ida definitiva para a glória do seu Reino, onde não há morte nem choro nem luto nem dor (cf. Jo 14,1-4).
.
10. O Espírito Santo de Deus é o perfeito coordenador de nossas ações enquanto de nossa estadia neste mundo, basta que escutemos as suas moções e nos deixemos conduzir por Ele, como o fizeram os patriarcas, os profetas, Maria Santíssima, são José, os apóstolos e todos os santos e santas.
.
11. Sem dúvida alguma, creio que todos nós desejamos ver o desfecho final da obra da criação, isto é, a vinda da plenitude do Reino de Deus e da sua justiça, pois do jeito que a humanidade está vivendo atualmente, a paz entre os povos é impossível, no entanto, como nos ensina São Pedro: "Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça." (2Pd 3,13).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.