OITAVA DOI NATAL -05/-01/2008 Sábado

      I Jo3,11-21 Sl 99 ;Jo 1,43-51

 

A 1ªleitura se abre e se encerra com o tema do amor fraterno Está indissoluvelmente unido à fé em “seu Filho Jesus Cristo”. Como opostos a esse amor, propõe o caso extremo do homicídio ( A figura de Caim  procede do Gn 4. O amor  se manifesta em obras)Caso de Caim e o mais freqüente, o de negar ajuda. No meio do tema insere outro item , o da consciência.O eixo desse parágrafo é o de amor/ódio ao próximo que esta unida de forma assimétrica  ávida/morte. O amor leva a vida ,é sinal de vida e comunica vida. O ódio leva morte e produz morte. Mas o amor, este é o paradoxo, pode enfrentar a morte para salvar à vida de outrem.Cristo morrendo deu vida e deixou exemplo de sacrifício por amor., por que conhece e  compreende a nossa argila (Sl103,14).

No Evangelho vemos n.ovo dia e chamada de outros dois discípulos . Repete-se o esquema de um que atrai mo outro.

Natanael não tem falsidade, mas é um verdadeiro Israel e como tal reconhece a Jesus como “o rei de Israel”.Natanael o chamou !”Filho de Deus”; Jesus confessava-se “filho do homem”.Uma radição antiga  identificou Natanael como Bartolomeu; muitos pensam que não foi um dos doze.

Devemos amar nossos irmãos. Com a graça do espírito Santo podemos ser transformados em sementes do amor de Deus, e na vivência dos Sacramentos ter Atitudes de amor para com os outros .Só assim essa violência, essa cultura de morte  pode chegar ao fim.transformando-nos , libertando-nos da morte espiritual . Quem na ama já esta na morte. Quem ama protege a vida em todas as fases, ,da concepção ao momento final.

 Amemos não só com palavras mas por atos e verdade.


Com som em
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=803742