JESUS CRISTO, por ele mesmo...

 

NOTA DO AUTOR: Amanhã!!! 29 de março de 2024; Sexta-feira Santa!!!! Para o Cristianismo em geral, trata-se de uma data vinculada à celebração da Páscoa. E para nós!!!! CRISTÃOS!!!!!! Consideramos que neste dia, JESUS CRISTO recato foi crucificado e morto pelos romanos. Todas as argumentações em vermelho, creditadas a Jesus Cristo foram extraídas, "ipsis litteris", dos Livros de Mateus, Marcos, Lucas e João (Novo Testamento). Uma leitura sem rodeios, com foco no que foi proferido pelo Cordeiro de Deus, que fará você "mergulhar" nas últimas 12 horas vividas por Jesus Cristo, com direito a uma narração feita de forma livre e direta pelo autor, com base em leituras detidas das escrituras e estudos sobre a prisão, condenação e crucificação de Jesus Cristo, e todas as alegações por ele asseveradas. Tudo fora baseado e extraído, primordialmente, da Bíblia Sagrada.

 

12 HORAS ANTES...

 

NARRADOR: Jesus acabou de celebrar a última páscoa com os seus discípulos, deixando-lhes instruções claras de como os seus seguidores deveriam instituir a Ceia do Senhor, indo orar como de costume no Monte das Oliveiras. Jesus afasta-se um pouco de seus discípulos e no Jardim de Getsêmani começa a orar fervorosamente ao Pai...

"MEU PAI, SE FOR POSSÍVEL, AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE, CONTUDO, NÃO SEJA COMO EU QUERO, E SIM, COMO TU QUERES."

NARRADOR: Será que, com esta assertiva, Jesus demonstra estar apavorado com a terrível experiência que ele estaria prestes a vivenciar, sendo açoitado, humilhado, torturado e morto???? Claro que não!!!!! Apesar da crucificação ser a forma mais dolorosa e cruel de execução da época, Jesus não temia os sofrimentos físicos da Cruz... O que angustiava Jesus era a expectativa de ter que suportar sobre si, o peso de todo o pecado de seu povo. E não demora muito e Judas surge no Jardim acompanhado de uma força policial do Sinédrio. Ele recebera 30 moedas para identificar Jesus, fazendo-o com um beijo na face de Cristo. Jesus é acorrentado, ocasião em que Pedro se aproxima, desembainha a sua espada e corta a orelha direita de Malco, servo do Sumo Sacerdote. Então, Jesus se dirige a Pedro...

"GUARDE A ESPADA! POIS TODOS OS QUE EMPUNHAM A ESPADA, PELA ESPADA MORRERÃO."

NARRADOR: Jesus toca a orelha de Malco e o cura. Em seguida, Jesus é preso e levado até o Sumo Sacerdote, que o interrogou acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.

"EU FALEI ABERTAMENTE AO MUNDO; EU SEMPRE ENSINEI NA SINAGOGA E NO TEMPLO, ONDE OS JUDEUS SEMPRE SE AJUNTAM, E NADA DISSE EM OCULTO. PARA QUE ME PERGUNTAS A MIM? PERGUNTA AOS QUE OUVIRAM O QUE É QUE LHES ENSINEI; EIS QUE ELES SABEM O QUE EU LHES TENHO DITO."

NARRADOR: Um dos servos do Sumo Sacerdote dá uma bofetada em Jesus por sua maneira de responder ao líder do Sinédrio.

"SE FALEI MAL, DÁ TESTEMUNHO DO MAL; E, SE FALEI BEM, POR QUE ME FERES?"

NARRADOR: Pedro, naquela noite, após a detenção de Jesus, nega ele por três vezes, antes do galo cantar, conforme afirmou Jesus a Pedro na Santa Ceia, horas antes. O Sumo Sacerdote conduz Jesus até a presença de Pôncio Pilatos, que indaga sobre qual acusação haviam prendido tal homem, tendo-lhes dito que Jesus era um malfeitor, e que, não era lícito a eles, matar pessoa alguma, por isso que estavam ali para entregá-lo. Pilatos chama Jesus e indaga se ele é o rei dos judeus? E Jesus responde...

"TU DIZES ISSO POR TI MESMO OU FORAM OS OUTROS QUE DISSERAM ISSO DE MIM?"

NARRADOR: Pilatos dá a entender que não falava por ele mesmo, pois não era judeu, asseverando que a nação de Jesus haviam entregado ele, querendo Pilatos saber de Jesus, o que ele havia feito, e se, de fato, era Rei dos judeus?

"O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO; SE O MEU REINO FOSSE DESTE MUNDO, PELEJARIAM OS MEUS SERVOS, PARA QUE EU NÃO FOSSE ENTREGUE AOS JUDEUS; MAS AGORA O MEU REINO NÃO É DAQUI."

NARRADOR: Pôncio Pilatos novamente indaga Jesus sobre o fato de ele se declarar rei dos judeus...

"TU DIZES QUE EU SOU REI, EU PARA ISSO NASCI, E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE. TODO AQUELE QUE É DA VERDADE OUVE A MINHA VOZ."

NARRADOR: Pilatos indaga Jesus sobre que verdade ele se refere... em seguida, reafirma aos judeus que não havia encontrado crime algum em Jesus. Mas a multidão ali presente insistia em dizer que Jesus era um malfeitor e que alvoroçava o povo ensinando por toda a Judéia, desde a Galiléia. Pilatos ao descobrir que Jesus era da Galiléia, e sabendo que esta cidade era da jurisdição de Herodes, remeteu Jusus à Herodes, que naqueles dias econtrava-se em Jerusalém. Herodes interrogou Jesus, mas ele nada lhe respondia. Estavam ali os sacerdotes que acusavam Jesus com veemência, mas Herodes decide enviar Jesus de volta para Pôncio Pilatos. Este, ao receber Jesus de Herodes reafirma à multidão ali presente que não havia encontrado crime algum naquele homem detido pelo Sinédrio e, relembra aos judeus do costume dele soltar alguém pela páscoa. E pergunta se querem que soltem Jesus ou Barrabás, um notório assassino... e Pilatos liberta Barrabás atendendo o pedido da multidão de judeus ali presente. Pilatos então manda açoitar Jesus... E os soldados tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lhe sobre a cabeça e lhe vestiram uma roupa de cor púrpura, que é a cor usada para fazer vestimentas de reis e sacerdotes... enquanto isso, davam-lhe bofetadas, e com sarcasmo, saudavam-lhe como rei dos judeus. Pilatos então, apresenta, de novo, Jesus à multidão, agora vestido com a roupa de púrpura e a coroa de espinhos, reafirmando que não via nenhum crime nele... mas os sacerdotes clamavam pela crucificação, dizendo que ele havia se feito filho de Deus. Pilatos quer saber de onde é Jesus... mas, ele fica calado. Pilatos então repreende Jesus por nada dizer, enfatizando que tinha poder para crucificá-lo ou soltá-lo...

"NENHUM PODER TERIAS CONTRA MIM, SE DE CIMA NÃO TE FOSSE DADO; MAS AQUELE QUE ME ENTREGOU A TI, MAIOR PECADO TEM."

NARRADOR: Pilatos então, lavando as mãos diante da multidão, enfatiza que estava inocente do sangue daquele homem e entrega Jesus para que seja crucificado.

Inicia-se ali no Pretório, o que se denomina de via crucis ou a via sacra de Jesus Cristo. Ele recebe a cruz na qual será crucificado no calvário, coloca nas costas e inicia o percurso, sendo constantemente chicoteado pelos soldados e, em determinado momento, Jesus cai pela primeira vez. Levantam ele, colocam a cruz na suas costas e ele prossegue. Jesus encontra a sua mãe, Maria. Durante todo o percurso Jesus é chicoteado. Já sem forças é auxiliado por Simão Cirineu, que carrega a cruz conjuntamente com Jesus. No decorrer do percurso surge uma mulher, de nome Verônica, que limpa o rosto de Jesus. Em dado momento, Jesus cai pela segunda vez... é levantado e prossegue no suplício. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém. Continua o seu martírio, caindo pela terceira vez. Ao chegar no Calvário, Jesus é despojado de suas vestes. Jesus começa a ser pregado na pregado na cruz. Depois das mãos e dos pés pregados, a cruz é erguida e posta de pé. Ato seguinte, Jesus profere a primeira palavra...

"PAI, PERDOAI-VOS... ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM..."

Um dos ladrões que ladeiam Jesus se arrepende e pede ao Cristo para que se lembre dele ao entrar no seu Reino, ocasião em que Jesus profere a segunda palavra...

"AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO..."

JESUS segue no seu suplício, crucificado... quando em determinado momento profere a terceira palavra...

"TENHO SEDE..."

Aproximam-se da cruz, a mãe e o irmão de Jesus.... neste momento, Jesus profere a quarta palavra...

"MULHER, EIS AÍ O TEU FILHO... JOÃO, EIS AÍ A TUA MÃE..."

JESUS segue martirizado no calvário, quando em dado momento profere a quinta palavra...

"OH DEUS!!!! POR QUE ME ABANDONASTES..."

Momentos depois, Jesus profere a sexta palavra...

"ESTÁ CONSUMADO..."

E, próximo do fim, Jesus profere a sétima e última palavra...

"PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO."

Jesus morre na cruz.