O Lava-pés

O LAVA PÉS...

Lava-pés é despir-se do poder e revestir-se de humildade, desamarrar as sandálias para dar alívio aos sofredores.

Lava-pés não é uma cerimônia nem uma encenação. É um jeito de viver, um estilo de vida, uma lógica de amor. Lava-pés é descer dos nossos pedestais, colocar-nos na situação dos outros, sendo empáticos e tratá-los como nossos melhores amigos.

A espiritualidade do lava-pés hoje, diante desta realidade sofrida, violenta, pela qual se vende o ser humano como mercadoria, sendo coisificado, objeto de troca, cultuando cada vez mais o “deus mercado”, chama-se solidariedade, compaixão e comunhão.

Seu alicerce é a humildade e o espírito de fraternidade. Em outras palavras, saber acolher as necessidades humanas, atender bem ao telefone, abrir a porta da casa, ser gentil no trânsito, estar do lado dos pobres, dentre outras ações que são gestos de verdadeiro lava-pés. Ser uma Igreja "casa dos pobres e escola de comunhão", é Igreja do lava-pés.

Na cultura contemporânea é mais fácil dar pontapés que lavá-los. Todo o interesse pela vida no planeta é, sem dúvida, um moderno lava-pés.

Vamos nos despir de nós mesmos e de nossa autossuficiência e revestimo-nos do mesmo espírito do "servo sofredor" que não veio pra ser servido, mas para servir.

Fonte: Vida Celebrada

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 27/03/2024
Código do texto: T8028912
Classificação de conteúdo: seguro