SOB O PESO DA CRUZ... REFLEXÕES SOBRE A PÁSCOA JUDAICA E A CRISTÃ...🌿🍂
SOB O PESO DA CRUZ.
Quando me vejo alquebrada
Sob o peso da minha cruz,
Sinto que alguém caminha a meu lado,
Guiando todos os meus passos.
Tem o semblante sereno,
Olhos que irradiam paz e luz,
Mas, às vezes, mal O vejo,
Imersa em meu próprio sofrimento.
Sou mais uma na multidão anônima,
Nessa grande procissão humana,
Mas Ele atende aos meus apelos,
Toda vez que eu O chamo.
Vamos juntos, lado a lado,
Companheiro fiel de todas as horas.
Todas às vezes que eu tropeço,
Ele me levanta e me consola.
É Ele que carrega o seu fardo,
O peso de todas as nossas faltas.
É Ele que me acompanha nessa jornada,
Com sua cruz, a mais pesada!.
Poesia escrita pela minha irmã Mari
Watanabe, aqui do RL.
🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿
Minha querida irmã, "SOB O PESO DA CRUZ" nos faz refletir e lembrar de todo sofrimento vivido por Jesus diante da sua morte e sua crucificação, e mesmo assim ELE foi escolhido como o filho unigênito de Deus para a redenção dos nossos pecados.
E a Celebração da Páscoa é uma das principais tradições do Cristianismo celebrando a ressurreição de Jesus, o filho de Deus.
A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, em "Êxodo". Êxodo significa saída, e essa passagem relata exatamente a saída dos Judeus do Egito.
Dessa forma, podemos dizer que temos a celebração tanto da PÁSCOA JUDAICA e da PÁSCOA CRISTÃ.
Em Êxodo 12, encontramos na Bíblia a Instituição da PÁSCOA JUDAICA, conhecida pelos judeus como "Pessach", significa "passagem", comemorando a libertação do povo de Israel, culminando com a abertura do Mar Vermelho, onde finalmente eles se vêem livres e diante de uma nova terra que lhes fora prometida.
Ela também representa a "passagem do Anjo da Morte" em alusão às pragas que foram derramadas sobre os Egípcios, para que o povo Judeu pudesse ser liberto.
A história é carregada de simbolismos pois podemos refletir como cada um de nós vive esta experiência da PASSAGEM, visto como um processo interno de renovação, de renascimento, de libertação, o quanto paramos e buscamos viver essa experiência vivida por Cristo em nossas vidas.
O que nos impede, nos bloqueia ou ainda nos aprisiona não apenas o corpo, mas também a nossa alma de viver uma vida mais autêntica e verdadeira, embasada nos valores cristãos?
Sim, é preciso ir nos libertando dos nossos excessos, das nossas impurezas, ir nos depurando, resgatando a essência e a leveza do nosso Ser e os nossos verdadeiros valores, que muitas vezes acabam esquecidos.
Assim como o Povo de Israel que até então tinha a sua identidade negada, chegando a Terra Prometida com direitos que mereciam, podendo a partir daí celebrar a sua independência e os seus próprios ritos religiosos.
A Páscoa vista como renovação lembra as passagens também de uma fase para outra do nosso desenvolvimento. É na infância onde as famílias passam para os filhos através da sua prática a semente do amor, do respeito, da compaixão, da empatia, etc.
A PÁSCOA CRISTÃ relembra a morte e a ressurreição de Jesus na cruz para redimir os pecados do mundo. Lembrando que a Eucaristia é um culto à memória de Jesus, tanto da sua morte bem como da sua ressurreição.
Interessante que a palavra PASSAGEM além de todos esses ensinamentos, também nos faz refletir sobre transpor as nossas próprias barreiras. Muitas vezes, construímos nossos próprios muros, o que nos isola e não nos permite o contato e o acolhimento sincero diante do outro.
Penso ser a PÁSCOA um convite para que todos nós possamos refletir sobre essas transições, para o advir de um novo tempo, e que estejamos abertos para novas buscas e novas direções, ressignificando nossos caminhos sempre que assim for necessário.
Que a nossa PÁSCOA seja vivida dia a dia dentro dos nossos corações, não importa qual seja a sua fé, suas crenças, mas que ela seja reflexiva e vivida através dos caminhos do bem e do amor e não seja apenas mais uma simples celebração!.
Queridos amigos recantistas, desejo a
todos vocês:
UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!
🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃