Processo de Conversão e a Vida Nova em Cristo:

"Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5:17

É uma imensa alegria poder compartilhar essas reflexões com os estimados membros deste grupo. É crucial que despertemos em nossos corações a consciência em torno de um texto bíblico que considero o mais significativo das cartas de Paulo: 2 Coríntios 7:15 - 'Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo'. Inicialmente, é essencial compreender o processo de conversão e como ele se desenrola em nossas vidas. Por fim, quais são as consequências desse processo? Estamos, sem dúvida, abordando a conversão, que implica voltar-se para as verdades divinas, para a mensagem do evangelho, e abandonar o caminho egoísta que antes trilhávamos.

Costumo enfatizar que a conversão requer de nós duas atitudes primordiais: o desejo sincero de mudança de rumo diante das escolhas equivocadas que fizemos, e o arrependimento como pilar fundamental desse processo. Billy Graham ofereceu uma definição impactante para o pecado: 'Errar o alvo', ou seja, a conversão nos convida a abandonar o caminho do pecado e abraçar os princípios divinos. Quando nos conscientizamos disso, a vida nova em Cristo se manifesta em sua plenitude, marcando o início de uma jornada transformadora. O batismo, então, torna-se mais do que um simples ritual; ele se torna o símbolo indelével de nossa identidade cristã, impulsionando-nos rumo a uma ascensão espiritual.

Embora muitos relutem em usar o termo 'evolução', é inegável que a vida cristã é um processo contínuo de aprimoramento e crescimento diário na fé. Como isso se desenrola? É um paradoxo, como exemplificado pelas palavras de Jesus a Nicodemos sobre o vento: embora possamos perceber sua presença, desconhecemos sua origem. Devemos seguir uma progressão constante, mantendo nosso olhar no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Nossa jornada é linear, com um começo, meio e fim definidos. Tudo o que vivemos antes da conversão se torna parte do passado, reforçando a mensagem de Paulo sobre a nova criação em Cristo.

É fundamental sedimentar nossa fé diariamente, como pregadores determinados a avaliar o passado à luz de uma caminhada bem definida. A customização da fé é um perigo real que devemos evitar, cultivando uma vida devocional que enriqueça nosso interior e alimente nossa alma com as verdades do evangelho que moldaram nossa existência. Nossa história é dividida em um antes e depois de Cristo, refletindo os processos no tempo e espaço que marcam nossa jornada. Extraímos o néctar da Palavra de Deus em nosso jardim devocional, permitindo que essa verdade floresça e transborde em nossa alma como algo genuinamente novo.

A unção de Deus se renova a cada manhã, assim como Sua misericórdia se manifesta em nossas vidas diariamente. A persistência e a perseverança em Cristo são essenciais, refletindo a semente plantada em nós por meio da conversão. Jesus advertiu a igreja de Éfeso, uma comunidade virtuosa, sobre a necessidade de retornar ao primeiro amor, retomando as práticas iniciais da conversão para manter viva a chama da fé. Que possamos adubar essa nova criatura com lágrimas e contrição, permitindo que ela progrida e nos capacite a compartilhar a mensagem da salvação com frescor e relevância. Que Deus abençoe a todos e que tenham uma semana extraordinária."