O Sacramento da Confissão
Um dos Sete Sacramentos da Igreja Católica, a Confissão ou Penitência deve ser praticado ao menos uma vez por ano, no período quaresmal, antes do Domingo da Páscoa, que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.
O ideal porém é a confissão mensal; ou ao menos várias vezes por ano.
Não se deve ficar acumulando pecados. Só se deve comungar em estado de graça. Comungar em pecado mortal é grave profanação.
A confissão, salvo casos especiais, deve ser individual e auricular, ou seja, a pessoa confessa sigilosamente com um padre. Alguém pode argumentar, como infelizmente até virou modismo: - Mas eu me confesso diretamente com Deus! Por que vou me confessar com um padre que é um homem como outro qualquer?
Mas, o sacerdote não é um homem como outro qualquer; ele tem o sacramento da Ordem e o poder de absolver dos pecados, em nome de Jesus Cristo.
Os padres também se confessam entre eles. O Papa se confessa. É um ato de humildade. Confessar diretamente a Deus pode não ser mais que uma tapeação: dizer que faz mas não faz. De resto, Deus sabe tudo a nosso respeito e não precisa de nossa confissão direta. Mas, na confissão ao sacerdote, o penitente esclarece dúvidas e recebe orientação, além da absolvição.
Há casos em que não basta confessar, é preciso reparar o mal que foi feito. De qualquer forma, o sacerdote orienta e também prescreve uma penitência (rezar tantas orações etc).
A confissão deve ser previamente preparada pelo cuidadoso exame de consciência, com base nos Dez Mandamentos da Lei de Deus e os Cinco Mandamentos da Lei da Igreja.
Mandamentos da Lei de Deus:
Amar a Deus sobre todas as coisas.
Não tomar seu santo nome em vão.
Guardar domingos e festas.
Honrar pai e mãe.
Não matar.
Não pecar contra a castidade.
Não roubar.
Não levantar falso testemunho.
Não desejar cônjuge alheio.
Não cobiçar as coisas alheias.
Mandamentos da Igreja:
1) Assistir a Missa aos domingos e dias santos.
2) Confessar ao menos uma vez por ano, na Páscoa da Ressurreição.
3) Comungar ao menos uma vez por ano, na Páscoa da Ressurreição.
4) Jejuar e abster-se de carne nos dias de preceito.
5) Pagar dízimos segundo os costumes.
imagem da Canção Nova.