PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,17-19)(06/03/24)

.

1. Caríssimos, a verdade é o que é, não muda; mesmo que alguém a despreze ou queira modificá-la, simplesmente não consegue, porque não tem poder sobre ela. É bem como escreveu São Tiago: "Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados. 

.

2. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas."

.

3. E continua o apóstolo: "Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus. 

.

4. Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas. Sede, pois, cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos." (Tg 1,18-22).

.

5. Comentando o Evangelho de hoje disse o Papa Bento XVI: "A fé não significa apenas aceitar um certo número de verdades abstratas sobre os mistérios de Deus, do homem, da vida e da morte, das realidades futuras. A fé consiste numa relação íntima com Cristo, uma relação baseada no amor d'Aquele que nos amou primeiro (cf. 1 Jo 4, 11), até à oferta total de si mesmo. 

.

6. "Mas eis aqui uma prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." (Rm 5, 8). Que outra resposta podemos dar a um amor tão grande senão a de um coração aberto e pronto para amar? Mas o que é que significa amar Cristo? 

.

7. Significa confiar n'Ele mesmo na hora da provação, segui-lo fielmente mesmo na Via Sacra, na esperança de que o manhã da ressurreição não tardará. Ao confiarmo-nos a Cristo, não perdemos nada, mas ganhamos tudo. Nas Suas mãos, a nossa vida adquire o seu verdadeiro sentido. 

.

8. O amor a Cristo exprime-se na vontade de sintonizar a própria vida com os pensamentos e os sentimentos do seu Coração. Isto consegue-se através da união interior baseada na graça dos Sacramentos, reforçada pela oração contínua, o louvor, a ação de graças e a penitência. 

.

9. Não podemos deixar de escutar atentamente as inspirações que Ele suscita através da sua Palavra, das pessoas que encontramos, das situações da vida quotidiana. Amá-lo significa permanecer em diálogo com Ele, para conhecer a sua vontade e realizá-la prontamente. 

.

10. Mas viver a fé como uma relação de amor com Cristo significa também estar pronto para renunciar a tudo o que constitui uma negação do seu amor. É por isso que Jesus disse aos Apóstolos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". (Jo 14,15).(Bento XVI - Santa Missa em Varsóvia, 26 de maio de 2006)

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv.