PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,14-23)(07/02/24)

.

1. Caríssimos, nós que nascemos da água e do Espírito Santo recebemos do Senhor a filiação divina e em consequência todos as virtudes eternas que nos fazem transparecer a sua presença em nossa vida. 

 

2. Todavia, nenhum de nós está isento das tentações; pelo contrário, elas existem porque, como no paraíso, Deus nos deu no batismo o livre arbítrio, dom do Espírito Santo, para vivermos em obediência à sua Palavra, e assim fazermos a sua vontade que nos conduz à glória do seu reino.

.

3. São Paulo na segunda carta aos Coríntios assim nos ensina: "Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo. 

 

4. Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós." (2Cor 4,6-7). De fato, para onde olhamos, contemplamos o explanador da sabedoria divina em todas as suas obras a começar por nós mesmos.

.

5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina da necessidade de ouvi-lo bem para compreende-lo e assim aderirmos plenamente ao seu ensinamento, para não tropeçarmos no modo de ser deste mundo, mas sim, vivermos tudo em conformidade com a vontade do Pai. 

.

6. Disse Ele: "Ouvi-me todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem." (Mc 7,13-14). Ou seja, quem não faz a vontade de Deus, tudo o que realiza é sem proveito, porque fora da Sabedoria de Divina tudo não passa de resíduos contaminados pelo pecado. 

.

7. O coração da nossa alma é a nossa consciência, nela se encontra o livre arbítrio; tudo passa primeiro por ele, e depois que decidimos, pomos em pratica, por isso, muito cuidado com os pensamentos vãos, desordenados e estranhos que chegam à mente, porque são tentações ou ataques do maligno. E se lhes permitirmos nos tornaremos impuros e capazes de cometer os piores pecados. 

.

8. Bem como nos ensina o Senhor: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. (Mc 7,20-23).. 

 

9. Por isso, escutemos atentamente o que nos ensina o Profeta Miquéias: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." (Miq 6,8). De fato, se não houvesse pecado algum este mundo seria a continuidade do paraíso que Deus criou.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.