Homilia do 5°Dom - Tempo Comum (Mc 1,29-39(04/02/24)
Caríssimos, Deus, nosso Pai Criador e Senhor de todas as coisas continua chamado os seus filhos e filhas ao aconchego do seu amor, da sua santa moranda; cabe a nós ouvi-lo e segui-lo por meio do seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditemos com amor e atenção esta homilia do 5°Dom do Tempo Comum... A autenticidade do chamado...
1. Caríssimos, o chamado de Deus em nós é uma grande graça, visto que Ele nos ama e nos dá os seus dons, porque conhece intimamente a cada um de nós, todavia, precisamos ficar atentos para ouvirmos a sua voz, uma vez que Ele nos fala no mais íntimo de nossas almas, isto é, à nossa consciência, ao nosso coração.
2. Foi assim com o justo Jó na primeira leitura e também com São Paulo na segunda. Como vimos, eles fizeram essa experiência do chamado e a deixaram por escrito, para fazermos também a nossa história vocacional e de salvação tal qual eles a fizeram.
3. Com efeito, de uma coisa fiquemos certos, todos estamos a caminho do Reino dos Céus e não tem como duvidar disso, uma vez que tudo o que é temporal tem seu fim no tempo em vista da eternidade que se aproxima aonde seremos todos um no seio da Santíssima Trindade.
.
4. Escutemos, então, o que nos diz o Senhor: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais." (Jo 14,1-3).
5. De fato, sem essa esperança na vida eterna, o que seria de nós? No entanto, porque é o próprio Filho de Deus que nos dá essa garantis, é Ele mesmo que alimenta essa nossa esperança com a sua presença Eucarística em nossas almas, fazendo-nos participantes de sua natureza divina
.
6. E para nos firmar mais ainda nessa verdade nos enviou o Espírito Santo, como guardião e penhor da nossa salvação. Desse modo, compreendemos que o nosso Pai celestial sempre prepara os seus filhos e filhas para a missão que lhes confia, concedendo-lhes todas graças necessárias para cumprir tal missão.
.
7. No cumprimento de sua missão disse São Paulo: "Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho! Por isso, "Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante." (1Cor 9,16.22-23).
.
8. Comentando este Evangelho de hoje disse o Papa Francisco: "Pregar e curar: eis a atividade principal de Jesus na sua vida pública. Com a pregação, anuncia o Reino de Deus e, com as curas, mostra que está ele próximo, que está no meio de nós. Ao entrar em casa de Simão Pedro, Jesus vê que a sogra deste está de cama com febre; imediatamente pega-lhe na mão, cura-a e levanta-a.
.
9. A Igreja Mãe, através das nossas mãos, acaricia os nossos sofrimentos e cura as nossas feridas, e fá-lo com ternura de mãe. Peçamos a Maria, Saúde dos Doentes, que cada pessoa doente experimente, através da solicitude dos que a rodeiam, a força do amor de Deus e o conforto da sua ternura materna."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.