FESTA DA APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO (Lc 2,22-40)(02/02/24)

.

1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da apresentação do menino Jesus no templo; essa festa nos revela de modo especial a dinâmica do encontro com o Senhor, Ele que nos ilumina com a sua luz eterna, para que o sigamos fielmente rumo ao encontro definitivo com o Pai. 

 

2. Ora, encontrar o Senhor Jesus neste mundo é encontrar a felicidade eterna, como vimos acontecer com Maria, José, Simeão, Ana, os Apóstolos e todos que o seguiram. De fato, quando falamos de encontro com Deus feito homem, não é apenas um momento passa, mas sim um vínculo que dura para sempre contanto que lhe sejamos fiéis até o fim.

.

3. Meditemos, então, como se dá essa dinâmica do encontro permanente com o Senhor Jesus. Da parte de Maria Santíssima é união mística da criatura com o Seu criador que a escolheu para ser sua mãe por obra e graça do Espírito Santo; da parte de José é acolhida paterna, pois o recebeu como Filho, conforme o anjo revelou, e assim o apresenta no templo juntamente com Maria a sua Mãe. 

.

4. Da parte de Simeão é encontro profético, pois foi escolhido por Deus para apresentá-lo no templo, como sacerdote, vítima e altar, e assim profetizou os acontecimentos futuros, iluminado pela Luz do Espírito Santo. 

 

5. Da parte de Ana, é coroamento por toda sua vida dedicada ao serviço do Senhor no templo com orações e jejuns. Por isso, ao encontrá-lo pessoalmente, o anuncia de imediato a todos que esperavam a salvação do seu povo Israel, de modo que se torna símbolo de perseverança, confiança inabalável, esperança firme e paciência inesgotável, até receber a graça especial tão desejada. 

.

6. Portanto, caríssimos, só é livre neste mundo àqueles que são conduzidos pelo Espírito do Senhor (cf. 2Cor 3,17; Rm 8,12-14), como vimos acontecer com Simeão e Ana que encontraram a Sagrada Família no templo e confirmaram sua fé e esperança na vinda do Messias.

.

7. Destarte, Simeão e Ana representam a humanidade que espera em oração a segunda vinda de nosso Senhor Jesus, isto é, a sua Parusia definitiva. Decerto, quem em Deus espera, faz dessa espera uma missão, como bem revelou Simão ao apresentar o menino Jesus no templo.

.

8. "Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel." (Lc 2,29-32). 

.

9. Amados irmãos e amadas irmãs, quais as lições que tiramos dessa festa da Apresentação do Menino Jesus no templo? Seguindo o exemplo de Maria Santíssima e São José, de Simão e Ana, devemos ter o Senhor Jesus sempre conosco e por Ele oferecer todo o nosso viver a Deus Pai.

.

10. Ao apresentar o menino Jesus, a Sagrada Família e os que o acolheram, o fizeram com profunda piedade, oração, humildade e entrega total, de modo que esse estado de graça os fizeram cumprir em tudo a vontade de Deus. Desse modo compreemos que Deus age no ordinário da nossa vida à medida que lhe obedecemos. 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.