Homilia do 4°Dom do TC (Mc 1,21-28)(28/01/24)
Amados irmãos e amadas irmãs, sem dúvida vivemos em meio ao mistério da iniquidade, por isso, o Senhor Jesus veio até como nos ensina são João: "Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio." (1Jo 3,8b). E nos fazer nascer da água e do Espírito Santo, porque somente por Ele venceremos o mistério da iniquidade.
Meditemos com amor e atenção esta homilia do 4°Dom do Tempo Comum...
1. Caríssimos esta liturgia de hoje é um bálsamo para a nossa fé como o foi para aqueles que estavam na Sinagoga e escutaram o Senhor Jesus e presenciaram o exorcismo que Ele fez quando interpelado por um homem endemoniado.
2. Assim como descreveu são Marcos a respeito da reação das pessoas: "E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” Ou seja, a verdade liberta sempre porque tem todo poder sobre o céu e a terra.
.
3. Comentando esse Evangelho, disse o Papa Francisco: "No centro da narração de hoje encontra-se o evento do exorcismo, através do qual Jesus é apresentado como profeta poderoso em palavras e ações.
4. Ele entra na sinagoga de Cafarnaum no dia de sábado e começa a ensinar; as pessoas ficam admiradas com as suas palavras, porque não eram palavras comuns, não se assemelhavam com o que eles normalmente ouviam.
.
5. Com efeito, os escribas ensinavam, mas sem ter autoridade própria. Ao contrário, Jesus ensina como alguém que tem autoridade, revelando-se assim como o Enviado de Deus, e não como um simples homem que tem que fundar o seu ensinamento unicamente nas tradições precedentes.
.
6. Jesus tem plena autoridade. Jesus é o nosso mestre, poderoso em palavras e obras. Jesus comunica-nos toda a luz que ilumina o caminho, por vezes escuros, da nossa existência; comunica-nos também a força necessária para superar as dificuldades, as provas, as tentações.
.
7. Pensemos na grande graça que é para nós ter conhecido este Deus tão poderoso e bondoso! Um mestre e um amigo, que nos indica o caminho e cuida de nós, sobretudo quando estamos em necessidade. (Papa Francisco, Angelus, 28/01/18).
.
8. Portanto, caríssimos, viver sob a autoridade do Senhor Jesus é viver livre do maligno e de todos os males; e deixar-se guiar pelo Espírito Santo realizando a vontade do Pai em todos os sentidos de nossa vida.
.
9. Destarte, é bem como nos ensinou ainda São Paulo: "Irmãos todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,14). De fato, por Cristo fomos resgatados e por Ele somos conduzidos à glória do Seu Reino, no entanto, precisamos cooperar em tudo com o seu querer e agir em vista da nossa salvação.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.