Homilia do 3°Dom do T.C.

(Mc 1,14-20)(21/01/24)

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1. Caríssimos, a nossa vida é uma aventura no tempo rumo à eternidade, e isso serve para todos os seres humanos de todas as gerações; todavia, felizes são aqueles que escutam o chamado do Senhor Jesus e o seguem fielmente como o fizeram os Apóstolos nesta liturgia de hoje.

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2. De fato, estamos acostumados com a nossa naturalidade cotidiana, com os nossos planos, mas quando realmente deixamos tudo para seguir o Senhor Jesus, tudo muda, e a nossa aventura passa a ser aquela do Reino de Deus, em que não pensamos em nós mesmos, mas na salvação de todos movidos pelo Espírito Santo.

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3. A dinâmica do chamado do Senhor acontece para todos, bem como nos lembra o Profeta Isaías: "Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado." (Is 40,26). 

 

4. Contudo, perguntemos: Senhor quem está disposto à Ti ouvir e se dispõe a Ti seguir aonde quer que fores? Ora, seja qual for a nossa resposta fiquemos certos disto, Deus é nosso Pai e nos conhece perfeitamente, basta dar-lhe a devida atenção; e não importa a condição em que nos encontramos, mas sim o desejo e a disposição de deixar tudo e segui-lo. 

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5. Comentando este Evangelho de hoje disse o Padre Ubaldo Terrinoni: "Quatro elementos se destacam no chamado de Jesus para segui-lo, ou seja, quatro constantes. O olhar! O evangelista destaca o olhar do Mestre, que passa e... vê! "Enquanto caminhava, viu Simão e André" (1,16); "tendo avançado um pouco mais, viu Tiago e João" (1,19); "passando, viu Levi" (2,13). 

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6. É um olhar que se concentra, que escolhe e pontualiza uma pessoa, distinguindo-a de todos os outros pescadores que ali se encontram; o verbo grego blèpo sublinha a insistência do olhar, mas também a intensidade do amor; é quase como uma ação que se desenrola no primeiro encontro. A cena daqueles olhos deve ter sido impressionante, que Pedro ainda a recorda trinta anos mais tarde. 

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7. A iniciativa! Esta é a segunda constante do chamado. É Jesus que passa e chama; é ele que dá o primeiro passo e vai à procura de colaboradores; é ele que abre o diálogo e faz o convite; e é ele que prepara a ocasião do encontro e toma a decisão de se pôr à disposição para que o seu programa de evangelização floresça no chamado. Ele sente a falta de trabalhadores. Ele deseja fazer-se amigo, irmão, mestre, modelo e confidente íntimo daqueles a quem chama. 

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8. A urgência! Perante o chamamento do Mestre, o que foi chamado não pode hesitar e muito menos adiar a resposta para mais tarde. Não! O chamado é qualificado com uma nota de urgência, com... uma "pressa divina", que é sublinhada no texto com o advérbio de tempo "imediatamente": "e imediatamente, tendo deixado as redes, seguiram-no" (1,18); "e imediatamente os chamou..." (1,20); "levantou-se e seguiu-o" (2,14). 

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9. Ao chamado imediato corresponde a resposta imediata. É o apelo do "tempo oportuno", do kairós, do tempo favorável; é a ocasião feliz a não perder, ou melhor, a aproveitar agora, aqui, agora, para mim, para ti, para ele.

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10. O seguimento! Esta é a quarta "constante" e constitui o ponto de chegada do chamado; de fato, é o verbo seguir que caracteriza o discípulo. De fato, no texto, a ênfase não está tanto em "deixar, abandonar, desprender-se dos bens da terra", mas em seguir: "...e eles deixaram as redes e seguiram-no" (1,18); "...e eles deixaram o pai e seguiram-no" (1,20); "...e ele levantou-se e seguiu-o" (2,14). 

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11. O discípulo não é tanto aquele que aprende uma doutrina, mas aquele que abandona de bom grado tudo o resto da sua vida para viver a aventura de seguir Cristo. Na experiência do seguimento, o discípulo vai-se encontrando lentamente com um novo modo de vida e um novo critério evangélico para escolher e avaliar as coisas, as pessoas e os acontecimentos. E o resto torna-se, segundo as palavras de Paulo, "perda" e "lixo" (Fl 3,12)."

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Paz e Bem!

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Frei Fernando Maria OFMConv.