Paulo: "Doutor das gentes ou dos gentios"

“A meditação não é um meio para chegar a Deus, mas um fim. A finalidade da meditação é o amor a Deus e ao próximo.”

São Padre Pio de Pietrelcina

S. PAULO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA: 29 junho - Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/29/s--paulo-apostolo--padroeiro-da-cidade-de-roma.html

"Paulo, judeu de Tarso, na atual Turquia, era um cidadão romano, culto, instruído na escola judaica, continuada em Jerusalém, - formado pelo rabino Gamaliel, - tinha uma boa formação cultural Greco-helênica, portanto conhecia o grego e o latim. Filho de um tecedor de cortinas, ele aprendeu também esta arte manual paterna. Como muitos judeus da época, Saulo tinha um segundo nome greco-latino: Paulo, escolhido por simples assonância com seu nome. Era perspicaz, corajoso e audaz; tinha uma boa capacidade dialética. A sua personalidade emerge dos Atos dos Apóstolos e das suas treze Cartas."

"Ele fez três grandes viagens: na primeira, ancora em Chipre e em diversas cidades da Galácia, onde funda diversas comunidades; a seguir, regressa novamente para Antioquia e Jerusalém, para debater com os Apóstolos a questão dos convertidos do paganismo: se deviam ou não respeitar os preceitos da tradição judaica.'

"Na segunda viagem, dirige-se para o sul da Galácia, depois à Macedônia e, por fim, à Grécia. Detém-se em Corinto por mais de um ano e, a seguir, vai a outras cidades como Éfeso e, novamente, a Jerusalém e Antioquia."

"Dali, Paulo parte para a sua terceira viagem: permanece três anos em Éfeso, depois vai à Macedônia, Corinto e outras cidades; visita ainda as comunidades, que o haviam acolhido antes, e, enfim, volta para Jerusalém. Ali, confronta-se com Tiago sobre as tensões surgidas entre as comunidades que havia fundado e os judeu-cristãos, a respeito de algumas normas da lei judaica."

"Acusado pelos judeus - de pregar contra a sua lei e de introduzir no Templo um pagão convertido - foi preso: sob processo, Paulo – como cidadão romano – fez apelo ao imperador e foi transferido para Roma. Após sua prisão, visita diversas cidades, fazendo etapa em Cesareia e em outras localidades."

"Acusado pelos judeus - de pregar contra a sua lei e de introduzir no Templo um pagão convertido - foi preso: sob processo, Paulo – como cidadão romano – fez apelo ao imperador e foi transferido para Roma. Após sua prisão, visita diversas cidades, fazendo etapa em Cesareia e em outras localidades.

Em Roma, onde se encontra também Pedro, entra em contato com a comunidade cristã. Livre, por falta de provas, prossegue a sua missão. Mas, foi preso, outra vez, sob o império de Nero: foi condenado à morte pelo Tribunal romano e decapitado na Via Ostiense, enquanto Pedro era crucificado na colina Vaticana."

"Segundo a tradição, o martírio de Pedro e Paulo ocorreu no mesmo dia: 29 de junho do ano 67. Sobre suas sepulturas surgiram a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo extra Muros.'

S. PAULO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA: 29 junho - Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/29/s--paulo-apostolo--padroeiro-da-cidade-de-roma.html

____________

Dados da Bíblia Paulus, 1990, p. 1540.

+ ou - Ano 30 d.C. : Morte de Jesus

Ano 36 d.C. : Conversão de São Paulo

Ano 60 d.C. : Prisão de São Paulo

Ano 70 d. C.: Destruição de Jerusalém pelos romanos.

_________________

"Saulo trocou seu nome para Paulo. Ele foi chamado para Apóstolo e tornou-se um missionário da Igreja. Paulo escreveu muitas cartas e visitou muitas terras, pregando o Evangelho." (Atos 26, 16–23; Romanos 1,1)

Romanos 8, 28: "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito." Este versículo pode ser relacionado à conversão de Saulo em Atos 9, que era um perseguidor dos cristãos, mas que acabou se tornando um grande apóstolo e propagador da mensagem de Jesus.

Efésios 2, 8-9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." A conversão de Saulo é um exemplo claro da graça de Deus, que o escolheu e o transformou, independentemente das suas próprias obras.

Gálatas 2, 20: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a Si mesmo por mim." Este versículo pode ser relacionado à transformação que ocorreu na vida de Saulo, que deixou para trás a sua vida anterior e passou a viver pela fé em Jesus.

Filipenses 3, 7-8: "Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo." A história de Saulo mostra claramente como ele abandonou sua posição privilegiada na sociedade judaica e considerou tudo como perda por causa de Cristo.

Colossenses 1, 24: "Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por causa do seu corpo, que é a igreja." Paulo foi um apóstolo que sofreu muito em sua vida, mas que nunca deixou de se alegrar no Senhor e de se dedicar à propagação do evangelho.

FONTE: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/9/

______________

Atos dos Apóstolos Capítulo 9, 3-6

Atos: segundo texto escrito por São Lucas, companheiro e médico convertido por São Paulo. Lucas escreveu, primeiro, o seu Evangelho para sua comunidade grega.

3.Durante a viagem, estando já perto de Damas­co, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu.

4.Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”.

5.Saulo disse: “Quem és, Senhor?” Respondeu ele: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão”}.

6.Então, trêmulo e atônito, disse ele: “Senhor, que queres que eu faça?”. Respondeu-lhe o Senhor:] “Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer."

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/9/

_________________

Atos 9

27. "Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe havia falado, e como em Damasco pregara, com desassombro, o nome de Jesus.

28.Daí por diante permaneceu com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor.

29.Falava também e discutia com os helenistas. Mas estes procuravam matá-lo.

30.Os irmãos, informados disso, acompanharam-no até Cesareia e dali o fizeram partir para Tarso."

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/9/

_______________

Créditos abaixo de Daniel Conegero, do qual coloquei as citações bíblicas, abaixo, de modo numerado.

Saiba mais em: Por Que Paulo é o Apóstolo dos Gentios?

Daniel Conegero https://estiloadoracao.com/apostolo-dos-gentios/

Depois de escrever aos Efésios, escreveu a Timóteo, Paulo declara: “Para o que — digo a verdade em Cristo, não minto — fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios, na fé e na verdade” (1 Timóteo 2:7).

Paulo afirmou: “Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério” (Romanos 11,13)

Citações paulinas:

1. Na Carta aos Romanos, Paulo declarou: “Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério” (Romanos 11, 13).

2. Escolhido por Jesus para “as insondáveis riquezas de Cristo” (Efésios 3, 8). Anunciasse o Evangelho aos gentios (Gálatas 1:14-16).j Nesse texto, sintetiza sua identidade, origem, formação judaica... Sim, para "Paulo era um vaso escolhido para levar o seu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel" (Atos 9,15).

3. Realiza três viagens missionárias com Marcos, depois com Lucas. Prega em várias cidades da Ásia conforme Atos 19, 10.

4. Se autodenomina apóstolo por aborto, revivo por ordem de Deus para pregar, depois de convertido: de perseguidor, torna-se seguidor de Jesus. "... recebeu diretamente do Senhor, e suas epístolas são muitas claras quanto a isso (Gálatas 1, 11-17; cf. 1 Coríntios 11, 23)".

Atos dos Apóstolos 8, 1. " E Saulo havia aprovado a morte de Estêvão. Naquele dia, rompeu uma grande perseguição contra a comunidade de Jerusalém. Todos se dispersaram pelas regiões da Judeia e de Samaria, com exceção dos apóstolos. 3.Saulo, porém, devastava a Igreja. Entrando pelas casas, arrancava delas homens e mulheres e os entregava à prisão."

Atos dos Apóstolos 9, 1. " Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes,

5. Afirmou o Evangelho de Jesus à luz do Kerigma e da fidelidade aos apóstolos entre perseguições e torturas, preso em 60 depois de Cristo, até ao martírio. Morreu decapitado. "... reprovou a ideia dos judaizantes e argumentou corretamente que o Evangelho da graça não precisava de complementos, e que a fé em Jesus Cristo era suficiente para a salvação (Atos 15)." Por isso, sua ação pastoral e formação de comunidade provocou o primeiro Concílio em Jerusalém em 49 d.C., com a aprovação de Pedro contra a circuncisão de gregos convertidos à Igreja de Jesus.

"Judaizantes são pessoas que, não sendo geneticamente israelitas, nem tendo passado por uma conversão formal ao judaísmo, seguem partes da religião e tradição judaicas, sem reconhecimento pelas comunidades israelitas."

"O Concilio de Jerusalém foi uma reunião inicial entre as lideranças cristãs nos meados do século I, para abordar se os gentios (não-judeus) deveriam seguir as leis de Moisés."

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 14/01/2024
Reeditado em 14/01/2024
Código do texto: T7976638
Classificação de conteúdo: seguro