Pedro no Novo Testamento - Bíblia

Bíblia é criação linda da Igreja Católica desde o início com a Bíblia dos 70 - versão grega ou Septuaginta, rechaçada pelos rabinos (judaísmo), depois pelos protestantes e evangélicos. Trata-se de livros Deuterocanônicos. A Igreja os considera inspirados e fiéis à Torah. E, por ser de língua grega, eram livros sagrados lidos por judeus da diáspora e dos Cristãos após a destruição do Templo no ano 70 pelo general romano Tito.

J B Pereira

_______________

"Acusado pelos judeus - de pregar contra a sua lei e de introduzir no Templo um pagão convertido - foi preso: sob processo, Paulo – como cidadão romano – fez apelo ao imperador e foi transferido para Roma. Após sua prisão, visita diversas cidades, fazendo etapa em Cesareia e em outras localidades.

Em Roma, onde se encontra também Pedro, entra em contato com a comunidade cristã. Livre, por falta de provas, prossegue a sua missão. Mas, foi preso, outra vez, sob o império de Nero: foi condenado à morte pelo Tribunal romano e decapitado na Via Ostiense, enquanto Pedro era crucificado na colina Vaticana."

"Segundo a tradição, o martírio de Pedro e Paulo ocorreu no mesmo dia: 29 de junho do ano 67. Sobre suas sepulturas surgiram a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo extra Muros.'

S. PAULO APÓSTOLO, PADROEIRO DA CIDADE DE ROMA: 29 junho - Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/29/s--paulo-apostolo--padroeiro-da-cidade-de-roma.html

__________________

Abaixo, sigo a sequência de A História do Apóstolo Pedro, by Daniel Conegero Daniel Conegero

https://estiloadoracao.com/historia-do-apostolo-pedro/

Ubi Petrus, ibi Ecclesia. "Onde está Pedro, está a Igreja de Jesus." (S. Ambrosio)

Hoje, centralizamos nosso olhar na pessoa de Pedro, Petros em grego, Petrus em Latim, Cefas ou Kepha - pedra - em aramaico. Não uma pedrinha, mas a Pedra definida e escolhida por Jesus para continuar a obra ou a Igreja de Jesus!

J B Pereira

Aparece nos Evangelhos essa centralidade de Pedro como indicação forte de Jesus para suceder Jesus na Igreja, na "Minha Igreja", ou seja, na Igreja de Jesus em Jerusalém e em Roma.

São Mateus é incisivo em 16, 16-19 ao contextualizar o diálogo de Jesus com Pedro e o conclamar à frente da Igreja como alicerce, Pedra, Base da comunidade de fé em Jesus. Nos Atos dos Apóstolos, a Igreja era chamada Seguidores do Caminho e depois Cristãos, denominação que aparece primeiro em Antioquia.

Jesus dá a Pedro as Chaves do Reino para governar, administrar, orientar, santificar a Igreja.

Em São João 1,35-42, no seguimento de Jesus, os primeiros discípulos de São João o Batista, assumem seguir Jesus. E é André que apresenta Simão Pedro a Jesus. Jesus olha bem para Simão e diz:

" - Tu és Simão, Filho ('Bar") de João; serás chamado Cefas (que quer dizer: Pedra)". Essa experiência de encontrar o Senhor faz a diferença com os outros discípulos de João Bastista. O seguimento radical abre o escutar, o ouvir e seguir Jesus totalmente. Jesus é o Messias, O Cristo, O Escolhido de Deus, O Ungido segundo as Escrituras. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo conforme a profecia de João Batista.

____________

"No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos."

O Primado de Pedro

https://www.bibliacatolica.com.br/blog/o-primado-de-pedro/

___________

Passagens bíblicas que aparecem Pedro:

1. O apóstolo Pedro era natural de Betsaida: Sua origem! (João 1, 44).

2. Pedro também tinha casa em Cafarnaum, na Galiléia (Marcos 1,21s).

3. O apóstolo Pedro era casado, tendo sido sua sogra curada por Jesus (Marcos 1:30). Sua esposa o acompanhava em viagens ministeriais na Igreja Primitiva (1 Coríntios 9, 5).

4. O apóstolo Pedro era irmão do apóstolo André, ambos pescadores. Filhos de Jonas, pescador (João 1:42).

5. Tinha sotaque da região da Galiléia (Mateus 26:73; Marcos 14:70). Falava o grego para vencer o peixe na Decápolis. Ora chamado por Simeão em hebraico Simeão em alguns textos de Atos 15:14 e 2 Pedro 1:1; e talvez ele tenha adotado o grego “Simão”.

6. Andre apresenta Pedro a Jesus no Evangelho de São João. Jesus o chamou de Cefas, do aramaico Kefa’, que significa “rocha” ou “pedra”, que em sua forma grega é Petros, ou seja, Pedro (João 1:42). Assim, deduz que Jesus o quer firme como a rocha e não inconstante e temeroso.

7. Forte liderança: Pedro aparece na lista dos apóstolos entre os três mais próximos de Jesus, e em muitas ocasiões agiu como porta-voz dos Doze (Mateus 15:15; 18:21; Marcos 1:36s; 8:29; 9:5; 10:28; 11:21; 14:29; Lucas 12:41). Pedro foi o primeiro a responder confessando que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:16).

8. Jesus ora ao Pai para preservar Pedro de cair em tentação. Não ser tropeço na missão de Jesus e dos outros apóstolos. E Jesus o repreendeu algumas vezes por não entender a missão de Jesus em Mateus 16:22.

9. Pedro pediu para andar sobre as águas (Mateus 14:28). Foi com Tiago e João selecionados para o momento da transfiguração de Jesus ao lado de Elias e Moisés (Mateus 17:1-8). Mas, Jesus jamais desistiu de estar e formar Pedro para a missão e o lapidar para assumir de modo maduro o grupo apostólico: “ - Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

10. Escolhido para apascentar a Igreja e o Clero: apóstolo Pedro ouviu diretamente de Jesus a ordem “apascenta minhas ovelhas” (João 21:17). Numa determinada ocasião, Pedro questionou Jesus sobre a situação dele e dos demais que haviam deixado tudo o que tinham para segui-lo, e ouviu do Senhor a promessa das bênçãos do reino de Deus (Marcos 10:28; Lucas 18:28).

11. Pedro recebeu a incumbência de organizar a última ceia em Jerusalém (Lucas 12:8). Inicialmente ele também se recusou a deixar que Jesus lhe lavasse os pés, mas quando foi advertido sobre a importância e a necessidade daquele ato do Senhor, ele pediu até mesmo um banho (João 13).

12. Fragilidade de Pedro: o negou três vezes antes que o galo cantasse duas vezes na ocasião que envolve a prisão e crucificação do Senhor. Teve comportamento valente e violento que ele demonstrou ao cortar a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote, durante a prisão do Senhor. Diante do olhar de Jesus, ao lembrar-se das palavras do Mestre, Pedro se arrependeu profundamente (Mateus 26:34-75; Marcos 14:30-72; Lucas 22:34-62; João 18:27).

13. Pedro tenha testemunhado a crucificação, apesar dos Evangelhos não o mencionarem (cf. 1 Pedro 5:1). Cristo ressurreto apareceu pessoalmente ao apóstolo Pedro (Lucas 24:33,34; 1 Coríntios 15:5).

14. 3 mil pessoas se converteram naquela ocasião (Atos 2:14). Até o capítulo 13 do livro de Atos dos Apóstolos, Pedro aparece com bastante destaque. Durante os primeiros anos ele foi o líder da igreja em Jerusalém, mas vale lembrar que o apóstolo Tiago, por sua vez, foi quem liderou o Concílio de Jerusalém onde importantes decisões foram tomadas concernentes à participação dos gentios na Igreja (Atos 15:1-21).

15. Participação ativa na Igreja em Jerusalém: Pedro foi quem fez a exposição da necessidade da escolha de outro homem para o lugar deixado por Judas e Matias foi o escolhido (Atos 1). Durante o ministério do apóstolo Pedro ocorreram grandes milagres, sendo que até mesmo os doentes eram colocados de uma forma com que, ao passar, sua sombra os cobrissem (Atos 3:1-10; 5:12-16).

Foi o apóstolo Pedro quem disse as conhecidas palavras: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:6). Dentre esses milagres também se destaca a ressurreição de Dorcas (Atos 9:36-41). Saiba mais sobre os milagres no período apostólico da Igreja Primitiva.

O apóstolo Pedro também foi quem disciplinou os perversos e mentirosos Ananias e Safira (Atos 5:1-11). Por conta do pecado que praticaram, ambos foram mortos de forma sobrenatural.

16. Batiza toda a famíla de gentios e crianças: Cornélio em Cesaréia (Atos 10:1-45).

17. edro também esteve em Antioquia (Gálatas 2:11). Na verdade é nesse relato que encontramos a referência sobre o conflito entre os apóstolos Paulo e Pedro, quando Pedro agiu dissimuladamente se associando aos cristãos gentios e depois se afastando deles ao temer a pressão do “grupo da circuncisão” que aceitava os gentios na Igreja desde que estes se submetessem ao cerimonial da Lei de Moisés.

18. Após a repreensão de Paulo, ambos fazem as pazes. Pedro mais tarde se referiu a Paulo como “nosso amado irmão” (2 Pedro 3:15).

19. Pedro e Paulo vão morrer como mártires em Roma: Após 50 d.C. não temos tantas informações detalhadas sobre o apóstolo Pedro. Considerando suas duas epístolas, sabemos que ele permaneceu ativo na pregação da Palavra de Deus e no pastoreio do rebanho do Senhor até a hora de sua morte (1 Pedro 5:1,2). Em 1 Pedro 5:13 o apóstolo escreve dizendo estar na “Babilônia”. Esta na época era Roma dos Césares que perseguiam a Igreja de Jesus.

20. Na Bíblia, interessante que há duas cartas de São Pedro às comunidades de fé.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 14/01/2024
Reeditado em 14/01/2024
Código do texto: T7976298
Classificação de conteúdo: seguro