Terço ou Rosário?

nov.07

Terço ou rosário?

As duas coisas. No rosário contemplamos os Mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos com 50 Ave-Marias e 5 Pai-nosso em cada um deles, portanto, 150 Ave-Marias e 15 pai-nosso. Quando rezamos apenas um desses mistérios, rezamos por conseguinte: 50 Ave-Marias e 5 pai-nosso, portanto ,uma terça parte, ou seja, o Terço. Isso até antes da inclusão, pelo Pontificado de João Paulo II, dos Mistérios Luminosos com mais 50 Ave-Marias e 5 Pai-nosso. Ainda assim, quando rezamos apenas um desses mistérios, dizemos rezar o terço ou um terço.

A reza do terço ou do rosário é uma tradição católica que vem se perpetuando há muitos séculos. O rosário traz em sua etimologia a palavra “rosa”, por isso, a fé católica acredita que quando rezamos o rosário mandamos rosas para o céu. A origem do rosário vem de uma tradição dos monges de recitar todos os dias os 150 Salmos. Mas para os analfabetos os salmos eram substituídos por 150 Pai-nosso.

Essa oração foi tomando a forma que conhecemos , quando ainda no século XIV um monge de nome Henrique de Kalkar dividiu a reza em 15 dezenas de salmos, intercalando entre uma e outra dezena um Pai-nosso. Alguns mosteiros rezavam 150 ave-marias no lugar dos salmos, mas foi no século XV que o monge Domingos da Prússia convidou seus fiéis a rezarem cinqüenta Ave-marias, acrescentando a cada uma delas uma passagem do Evangelho.Contudo,nem sempre se rezou o terço ou o rosário, os nossos antecessores que não conheceram este modo eficaz de entrarmos em sintonia com o céu, usavam outros meios de conversar com Deus. No entanto, a reza do Pai-nosso, sem vinculá-lo aos Mistérios do Nascimento, Vida Pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, vem desde de os tempos dos discípulos de Jesus, os primeiros cristãos.

"Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: `Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. (Luc 11,1-2). Então disse-lhes Jesus - Quando orardes dizei:" Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". (Mt 6,9-13; Luc. 11,2-4).