Carta Pública de Renuncia de Cooperador de Ofício Ministerial na Congregação Cristã no Brasil

Querida irmandade, a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja nos vossos corações!

Eu, Adílson Antunes Felizardo, espero que ao lerem essa carta possam a receber com toda a compreensão que temos que ter entre os que acreditam na palavra do Senhor!

O tempo de vida que temos é um dos bens preciosos que o Senhor nos deu, porém, seja segundos, dias, meses ou anos, não importa, quando eles passam nunca mais iremos conseguir voltar em um determinado momento e poder alterá-lo, então, todas as nossas decisões devem ser bem pensadas, lembrando sempre que todas nossas decisões serão pesadas pelo Senhor!

Muitos não me conheciam quando fui colocado para estar como Cooperador mas, assim mesmo vocês nos amaram e nos deram muito carinho (para mim e para minha esposa), no qual acreditamos que nunca conseguiremos retribuir, porém, sei que muitos não entenderão a minha seguinte decisão:

Venho por esta carta, conforme o Estatuto da Congregação Cristã no Brasil (CCB), artigo 9, item 1 – a pedido, para renunciar ao ministério de Cooperador de Ofício, no bairro Costa e Silva, em Joinville / SC, e também da membresia total da instituição, sem ter nada que desabone nossa conduta em relação com os deveres internos / doutrina / disciplinas exclusivas da instituição onde estivemos servindo com toda alegria e boa vontade dos nossos corações, porque também vos amamos com sinceridade em Cristo Jesus! Quero registrar que não estou renunciando por algum ato de perseguição ministerial contra minha pessoa ou da minha esposa, e/ou por algum envolvimento leviano das minhas ações como cooperador e/ou membro, nem pecados exclusivamente denominados erroneamente na instituição como pecados de morte!

Primeiramente, sei que muitos acharão errado essa decisão e com todo o respeito eu vos entendo mas, choramos muito antes de escolher fazer assim! Deus que conhece tudo sabe que estou dizendo a verdade, e digo a verdade na presença Dele! Caso se sinta magoado por essa decisão, nos perdoe em nome do Senhor Jesus!

Espero que não fiquem magoados comigo por isso, muitas visitas não tive tempo de fazer, não deu tempo, tentei atender ao máximo as minhas responsabilidades até o momento que chegou aonde não posso continuar! Eu não posso desenvolver uma função de grande responsabilidade que é um presbítero, sabendo que muitos conceitos de fé cristã que eu possuo vão confrontar diretamente a posição exclusivista doutrinária da instituição e estando na posição em que estava seria muito incorreto e erraria também contra o termo estatutário de ética e responsabilidade exclusivo do ministério que recebi da instituição. Também, em extrema relevância de importância, prevaricaria e erraria ainda mais contra o Senhor que conhece a minha alma! Também, segundo minha nova posição cristã, se somente agora eu entendi o evangelho pregado pelos apóstolos, então sou novo convertido e por esse motivo também não poderia ensinar a igreja, pois, conforme Paulo instruiu a Timóteo, que não seja colocado neófitos (novos convertidos na fé) em posições de ministrar ensinos a igreja.

Gostaria de apresentar a vós toda minha sincera gratidão por todos os momentos que estivemos entre vós, sempre estivemos em sinceridade em cada momento e com muito amor, união e afeto que dividimos não só como irmãos na fé mas também como amigos.

Quero também registrar nessa carta o meu agradecimento a Deus pela minha família, naquilo que foi possível na fé eles me ensinaram, foram minha base e professores em tudo, espiritual e material, espero que um dia eles entendam / compreendam os motivos que me fizeram renunciar e se possível venham ter a mesma visão bíblica e cristã que recebi do Senhor. Agradeço por todo carinho e amor que eles me deram! Eu vos amo muito! Quero sempre ser o filho e irmão alegre e obediente que os honram, honrando-os como meus pais, meus amigos e meus irmãos em Cristo Jesus!

Também, eu agradeço pelo carinho que toda essa cara irmandade nos tem dado, momentos de carinho e união, respeito e honra, tanto nos cultos, nas limpezas, nas construções, enfim, em tudo! Na segunda, sendo a última reunião de jovens que pude participar no atendimento, mentalmente me despedia das nossas crianças e mocidade, tentando pregar pra eles todos o amor de Deus e como devemos agradecer e louvá-lo pelas suas misericordiosas e constantes graças feitas para nós expondo que Deus amou o mundo de tal maneira para que através do Seu Filho tenhamos a vida eterna! Amo muito vocês, crianças e mocidades!

Agradeço a todos os músicos e organistas pelo carinho e amor que sempre recebi de vocês! Acho que uma das partes que mais doeu foi não tocar esses últimos cultos durante quase esse 1 ano, vocês tocam muito lindo! Agradeço a todos que cooperaram nas portas, estacionamentos, na limpeza, reformas e construções, a toda cara irmandade que não tem cargo nominal, mas cooperaram de toda forma, através de orações e muito amor. De verdade, acreditem, sempre amamos vocês e vocês sempre estarão nos nossos corações, mesmo que por motivo de não nos entenderem referente a nossa decisão e não nos deixarem morar também nos vossos corações!

Agradeço a todos os irmãos do ministério / administração do Setor Costa e Silva e de toda regional de Joinville, por todo carinho e companheirismo, sei que muitos não entenderão a minha decisão, também sei que muitos outros tomarão ou tem vontade de tomar a mesma decisão, porém, não tenho nada pessoal contra os irmãos e a irmandade, novamente esclarecendo, somente nossa interpretação de servir ao Senhor mudou da instituição e quero servir ao Senhor conforme é ensinado naquilo que temos lido nas sagradas escrituras! Lamento, naquilo que era esperado da minha parte em alguma coisa tenho faltado como vosso irmão e cooperador!

Um dos motivos da nossa saída, é que buscamos principalmente aprender a sã doutrina de forma correta através do estudo da bíblia sagrada, porém, essa postura vai divergir contra os estatutos internos da CCB, além de divergir com muitas outras posições doutrinárias e exclusivistas. Se fôssemos em direção contra as bases doutrinarias do sistema exclusivista episcopal da CCB, estaríamos errando muito, pois, estaríamos com uma cosmovisão referente ao evangelho desalinhada e confusa para compartilhar com todos integrantes da instituição, onde estaríamos ensinando que salvação é pela graça que atualmente é oposto ensinado na instituição, mesmo que nos tópicos seja citado a mesma linhagem que eu citei, na execução das “pregações expositivas” tem sido totalmente o oposto e deturbado dos reais contextos bíblicos que através dos séculos, com muito choro, luta e perseguição aos cristãos das igrejas primitivas, foram guardados até os dias de hoje pela misericórdia do Senhor.

Enfim, fui batizado com 13 anos, nunca fui obrigado por meus pais nem de forma direta e nem de forma indireta, ou algo parecido! Nesse ano completou 23 anos de batizado de acordo com a doutrina exclusivista da CCB, porém, somente agora Deus me abriu o entendimento para doutrina apostólica conforme a bíblia sagrada e essa última divergi muito daquela doutrina de homens que anteriormente eu tenho crido! Doutrina de homem porque tenho sido ensinado e ouvido há anos que é preciso fazer obras pra se salvar, que me ensina que as coisas que eu faço (diversas doutrinas de usos e costumes) é para ajudar na minha salvação mas, agora não posso negar minha fé na salvação que é unicamente através da suficiência da graça de Jesus realizada por martírio na cruz no qual o Mesmo tomou o cálice da ira de Deus e só por Ele, serei salvo! Quando cito usos e costumes, não estou referindo me a andar no liberalismo, mas, de ser santificado por dentro e demonstrar que Cristo está em mim através da fé e não acreditar que sou salvo porque pratico as obras dos usos e costumes, porque isso também, muitos que não são cristãos o fazem! Tenho tentado ensinar que as minhas boas obras corroboram para confirmação da minha fé mas, somos salvos unicamente pela graça (que é o favor imerecido) de Jesus mediante a fé que é um dom dado por Deus, e nessa fé somos santificados em Cristo Jesus.

Contudo, de forma mais sucinta, através desta carta quero poder explicar porque necessitei tomar essa decisão, para poder nesta minha última mensagem, falar do verdadeiro evangelho que sempre procurei expor nesse quase 1 ano que tive a honra de cooperar com a vossa fé para salvação mediante a graça que é o favor imerecido recebido das mãos misericordiosas de Cristo Jesus!

Anteriormente, acreditava com toda minha força e entendimento que estava servindo ao Senhor em um único caminho que poderia me levar até Ele, considerando erroneamente que a instituição da Congregação Cristã no Brasil fosse a graça de Deus! Durante a pandemia, alguns dias já após termos passado por várias provações, o Senhor reacendeu em nós o desejo de aprender a servir ao Senhor, de modo que busquei a conhecer a bíblia sagrada e aplicar-me em oração! Compreendi através do estudo bíblico a palavra do Senhor de forma diferente daquela que eu achava que conhecia bem, porém, entendi que nunca tinha sido realmente convertido, arrependido, regenerado e justificado, pois, erroneamente achava que o Senhor Jesus tinha feito algo que seria somente uma parte da salvação e a outra parte para alcançar a salvação seria pelas minhas boas obras, através da minha dedicação em guardar a doutrina e os tópicos de ensinamentos.

No início, meu entendimento não estava tão amplo para que no início do ministério eu renunciasse, porém, acreditava que o Senhor havia me colocado nessa posição para ensinar o verdadeiro evangelho, desconstruindo todas as heresias que eram ensinadas sem base bíblica, heresias que vem de forma a confundir e ensinar de forma errada a fé dos ouvintes possibilitando que a irmandade venha acreditar nessas afirmações como vindo de Deus por revelação e não entendendo a verdadeira mensagem do evangelho.

Houve alguns poucos novos tópicos das últimas reuniões gerais que viam com a aparência que mudaria todo o sistema da instituição, tópicos de ensinos para leitura bíblica, tópicos de ensinos dizendo que a instituição não é a graça, ensinando que a graça é o favor imerecido concedido por Deus através Jesus, e muitos outros ensinamentos que demonstraram uma fundamental e boa mudança. Infelizmente, isso ficou somente na leitura e no papel, pois, continuou as mesmas heresias nas pregações, como podemos acompanhar de perto em alguns cultos on-line, com discurso diferente, falando que a instituição é a graça, que nós merecemos bênçãos porque nossas obras são boas, porque merecemos ser salvos e honrados porque damos coletas ou trabalhamos voluntariamente nas construções e demais atividades para o bom funcionamento das casas de orações, aumentando de forma acentuada a religiosidade, exclusivismo, idolatria e fanatismo pela instituição, de forma que o interesse por Cristo é que Ele esteja sempre nos servindo como um ser milagreiro, um ser sobrenatural que vive em prol de nos fazer felizes, de resolver nossos problemas, de cumprir as profecias que Ele não prometeu, pregações que entra nos corações dos simples e gera frustrações porque ficam anos esperando cumprir uma falsa profecia, e caso não cumpra, muitos desanimam na fé, alguns desanimam e se divorciam acabando com o casamento, outros se suicidam, ficam frustrados e desistem do evangelho porque foram instruídos de forma errônea e acabam falando que Deus não os amava.

Temos diversos vídeos de pregações heréticas feita nos cultos on-line, falando coisas do tipo que “dar coleta faz parte da salvação!” Outro dia um falou que “não importa o deus que as crianças sirvam ou acreditem, desde que tenha fé em algum deus!” Outro disse que “as conclusões da Bíblia são lixos!” Tem os mais ousados, que criticam fortemente os teólogos e na sequência da pregação usa frase dita por um dos mais fundamentais teólogos! Sem falar detalhadamente da astúcia de um dos líderes seniores falar de uma forma velada, pontos de teologias baseadas no ocultismo que estão sob a teoria que todos nós somos anjos caídos, que de alguma forma nesta vida temos que provar se estamos do lado dos anjos rebeldes ou provar se verdadeiramente amamos a Deus de verdade para voltar e receber a vida eterna como anteriormente era vivido! Se for falar de culto on-line essa carta não tem fim, é só assistir o último que a leitura foi em 5 conforme o relato de Mateus, que o irmão disse que “Deus iria fazer uma reunião com os anjos para decidir em favor de alguns da igreja”. Pergunto, mediante a Onipotência, Onipresença e Onisciência do Senhor que fez tudo, e que não precisa de nós para fazer algo, quem foi o seu conselheiro? Sendo que tudo que passamos ou vivemos foi visto por Ele que conhece o futuro e tudo o que há e por sua presciência, soberania e supremacia, já determinou tudo antes da criação deste mundo! Que o Senhor tenha misericórdia de nós dando-nos cada dia sua graça!

Em uma das primeiras e poucas Reuniões Gerais de Ensinamentos que participei, um dos lideres seniores lá do Brás ensinou: “Se o irmão não tiver o que pregar, então pregue a Jesus!”… Isso me escandalizou porque eu penso que se somos uma igreja que a placa institucional anuncia a fé cristã, como deixaremos a pregação da obra do Senhor Jesus para segundo plano? Acredito querida irmandade, que nos cultos, nas reuniões, em tudo, o centro da pregação tem que ser Jesus Cristo, e a Sua Obra realizada na cruz, por nos perdoar dos nossos pecados, nós éramos merecedores do sofrimento na cruz mas, o Senhor passou por isso para que nós não passássemos, tomou o cálice da ira de Deus fez propiciação por nós, nos livrando e nos salvando, e só por Ele que nos regenera, seremos salvos, e só Ele merece toda a glória e todo louvor!

Muitos podem pensar que estamos sendo influenciados por pessoas de grande renome nas mídias e outros diversos meios sectarista, porém, a influência mais forte que recebemos foi do Espírito Santo que se manifesta na vida do cristão de forma a olharmos para a obra de Jesus Cristo e entender o que está nas escrituras através dos evangelhos segundo os relatos de Mateus, Marcos, Lucas e João, além, das cartas paulinas enviadas as igrejas antigas, como as cartas de Pedro, de Tiago, de Judas, enfim, a bíblia sagrada inteira é nossa grande influenciadora e motivadora, e o Espírito Santo tem nos quebrado no meio e nos fez reconhecer uma verdadeira nova vida debaixo da graça segundo o espírito de adoção, reconhecendo que anteriormente sempre fui digno de condenação eterna mas, agora, não por minhas obras e caprichos, mas somente serei salvo unicamente pela graça de Jesus. Glória a Deus!

Também, ultimamente de forma notória, vimos muitos irmãos, num mover do Espírito Santo que estão chamando de êxodo da saída da CCB, principalmente os que eram do ministério, como encarregados de orquestra, também músicos e organistas, administradores, irmãos com e/ou sem cargos de diversas funções internas, cooperadores de ofício, cooperadores de jovens e menores, diáconos e anciãos se convertendo ao verdadeiro evangelho, de forma tal que tudo isso que eu coloquei nesta carta, fizeram renúncias, cartas, vídeos e áudios explicando suas divergências com muito mais assuntos relacionados com a verdadeira doutrina de Cristo oposta a doutrina institucional e humana que aqui nesta carta não será possível inserir, mas pode ser encontradas nos que fizeram cartas ou áudios / vídeos explicativos da sua saída, eles explanaram em suas renúncias, explicando falidas tentativas de inserção de escola bíblica na instituição, remoção de heresias de pregações e de tópicos de ensinamentos, sobre uso e costumes aplicados como doutrina, e tantos outros pontos que nos desviam de ser uma igreja verdadeiramente bíblica e cristã.

Desses pontos citados como principais, um dos citados é que na versão do hinário anterior tínhamos nos pontos de doutrina, o primeiro tópico que dizia que nós acreditávamos que a bíblia é a infalível palavra de Deus, e agora, após a revisão do hinário, muito hinos que citava a bíblia como a palavra de Deus foram alterados removendo a palavra bíblia, e fica pior ainda, porque no nosso tópico primeiro foi alterado que atualmente a confissão de fé da CCB anuncia que acreditamos que a bíblia contém a palavra de Deus! Essa alteração do “é” para o “contém” é muito grave! O uso do “contém” informa que nem todas as coisas da Bíblia são a palavra de Deus, abrindo uma vasta liberdade para desacreditar a doutrina da graça, desacreditar toda a bíblia, e isso é um ato contrário a fé cristã e os que com isso concordaram em afirmar estão se posicionando em algo que sabemos que não é cristão, é contrário a fé cristã e é um ato totalmente sectarista.

Agora, muitos podem estar perguntando: Mas por que só agora o irmão está fazendo isso? E com muita dor, tristeza e sinceridade, respondo: Porque fui um covarde e estava fazendo os pecados da omissão e da timidez diante da verdade, reprovado pela palavra, tentando ensinar o evangelho com toda minha alma através da exposição bíblica e sentindo no mesmo tempo um receio de perder o vosso prestígio, de perder a honra de fazer parte de algo grande que poderia usar pra ensinar a importância da utilização da bíblia, porém com um ego gritando de angústia, igual Nicodemos que deixou de seguir a Jesus e se manteve na sua honra na seita dos fariseus, porque tive medo que no momento em que renunciasse eu perderia a amizade de muito de vocês, até poderia estar trazendo algum sentimento de tristeza e vergonha para meus familiares (que fazem parte da instituição) por não entenderem minha posição mediante a verdade do evangelho… Porém, em partes pela exposição da palavra que o Senhor me concedeu de fazer nesse último mês, e em partes através da leitura bíblica, o Senhor veio trabalhando em mim e me desconstruindo, tirando minha religiosidade, minha hipocrisia, minha omissão, meu legalismo, minha timidez, meu farisaísmo, meu ego e meu orgulho, fazendo eu renunciar a mim mesmo de forma que eu diminua e Ele cresça verdadeiramente no meu coração, para que a sua graça super abunde de forma eficaz na minha vida, para ser produzido os verdadeiros frutos do espírito e seja livre do mesmo mal que tomava a igreja da Galácia que viviam adicionando a salvação suas justiças próprias que são conforme Deus falara a Jeremias, que nossas justiças próprias são meramente como trapos de imundícias!

Amada e prezada irmandade, temos muitos entre o nosso ministério que já entendem isso e faz omissão perante uma heresia anunciada, porém, na posição que estão perante a Igreja, deviam rebater com a palavra das santas escrituras, mas por motivos diversos e parecidos com os meus, infelizmente também, ficam calados. Lendo a palavra, o Senhor colocou sabedoria e temor ao ler a parte em Romanos 1 verso 21 está escrito: "porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu". Não posso ouvir uma pregação com heresia e levantar-me o para corrigir o prelator porque isso traria tumulto dentro da igreja, poderia parecer uma firmeza sem humildade e sem amor.

Porém, acautelai-vos por que o falso evangelho traz na sua mensagem três setas inflamadas do maligno: a meritocracia, a vitimização e a teologia da prosperidade!

A meritocracia nos enche de orgulho e justiça própria, pensamos que merecemos as coisas que desejamos porque temos boas obras, cancelando o que Cristo nos agraciou na cruz. A meritocracia pega as pregações de bençãos materiais e enche a pessoa de emoção, porém, quando a profecia não se cumpre a pessoa se vitimiza e fica frustrada porque diz “não foi isso que Deus prometeu!”, e agindo assim também faz pecado contra Deus, pois, ofendemos Sua Soberania!

Vitimização: Satanás sabendo nossas lutas nos vitimiza de forma que perguntaremos se Deus nos ama, mesmo sabendo que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (João, 3:16), … ainda assim duvidamos e choramos, lamentando, ficando infelizes e reclamando ou lastimando constantemente! Isso é a vitimização que cancela o verdadeiro sofrimento e dor do Senhor, fazendo Sua Obra menor que seu momento atual de vida como se fosse mais importante que o Sacrifício do Senhor.

Agora, a teologia da prosperidade, arrebenta e desvia a igreja do caminho de Cristo! Uma pregação com essa praga do inferno sendo pronunciada de forma velada ou sutil, igual a fala da serpente para Eva, tira Cristo do centro da alma do cristão e coloca o pecador como o centro do universo que merece ser unicamente exaltado, como aquele que sempre estará por cima, como aquele que merece ser feliz continuamente, e que não poderá sofrer porque nessa mentira da serpente, a criatura é maior que o seu Criador. Busquem estudar as escrituras, para que quando ver um falso evangelho sendo pregado possam reconhecer o falso profeta e a falsa profecia! Tirem o veneno da panela, coloquem Cristo no centro das suas vidas, de tudo, e o louvem porque a Sua Graça não se pode comprar, não tem como medir a Sua Misericórdia conosco, que nascemos e somos herdeiros da condenação pelo pecado do primeiro homem mas, pelo Verdadeiro e Segundo Homem, através do Calvário recebemos o verdadeiro evangelho e nos faz viver somente por Ele, com Ele e pra Ele!

Acreditem, essas setas de meritocracia, vitimização e teologia da prosperidade humilham os cristãos e apóstolos da igreja primitiva que foram perseguidos e mortos por amor do evangelho pra conservar as santas escrituras que hoje estão pegando pó na casa de muitos! No Brasil ainda podemos dizer que há paz mas, fora daqui muitos outros cristãos que dentro da CCB muitas vezes são chamados de sectários, estão sendo perseguidos por serem só cristãos e felizes estão entregando suas vidas por amor de Jesus Cristo.

Tudo aquilo que é adicionado ao evangelho verdadeiro como ensino ou doutrina adicional, como exemplo a circuncisão, (que Paulo reprovava na carta aos Gálatas) isso é o falso evangelho. Toda ideia, afirmação, inspiração, e contextualização de frases que são do falso evangelho, ou mal interpretação da palavra para afirmações falsas são heresias pois vão contra toda a palavra de Deus.

Enfim, não sei tudo, sou um novo convertido no verdadeiro evangelho e por isso sou um neófito e não devo ensinar como presbítero até ser maduro suficiente pra manejar as santas escrituras como aconselhou Paulo a Timóteo. Não tenho nenhuma ligação com outra denominação, sei que nenhuma denominação / instituição detêm a supremacia e os direitos autorais da graça de Jesus Cristo, pois só ELE É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

Estamos nos desligando da instituição, como já explicado, nossa fé cristã diverge com a instituição, porém, nossa casa e nossa atenção com muito amor em Cristo, estará sempre disponível para os irmãos e irmãs nos visitarem, conversar e se alegrar em Jesus Cristo.

O amor de Deus, a graça de Jesus e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós,

Amém!

Deus vos abençoe.

Com amor e carinho, irmão Adilson e irmã Regiane.

________________________________________

Joinville, 18 de Maio de 2023

Adilson Antunes Felizardo
Enviado por Adilson Antunes Felizardo em 29/12/2023
Código do texto: T7964860
Classificação de conteúdo: seguro