PECADO CONTRA O ECUMENISMO

FONTE:- O que é Ecumenismo? Edições Paulinas Pags. 24 / 25

Não é lícito defender ou aprender a própria doutrina atacando os outros. Muitos procuram até fazer cursos de Bíblia para responder aos irmãos de outra religião. Sabemos que estudar a Palavra de Deus é muito útil para que possamos crescer na fé, porém, temos que nos conscientizar de que não estamos nos preparando para uma guerra.

Todo aquele que estiver bem firme na sua identidade católica, vai ser capaz de anunciar aquilo que crê, sem necessidade de agredir ninguém. O amor que temos à nossa Igreja e ao que ela ensina deveria nos ajudar a perceber que o outro deve ter um amor semelhante por sua própria Igreja. Partindo do pressuposto que am-bos os grupos têm amor a Jesus, deveria ser possível tratar as di-vergências de forma serena e respeitosa.

Não devemos negar a nossa própria identidade para ser simpático. Não se faz ecumenismo sendo “menos católico” (ou menos metodista, menos luterano...). Só quem tem uma identidade bem definida pode oferecer uma contribuição ao diálogo. Quem mistura tudo sem cri-tério acaba prejudicando o ecumenismo, que fica parecendo um risco para a sobrevivência de cada Igreja. Não se faz ecumenismo deturpando a própria fé. Não vamos construir uma nova uma nova “Igreja Ecumênica”, vamos, sim, ajudar as Igrejas a se conhecerem melhor e se estimarem mais com prudência e dentro das orientações das respectivas autoridades eclesiais.

Se o ecumenismo faz parte da doutrina da Igreja, por que não ensiná-lo em nossa catequese? O nosso material catequético não deve ignorar o assunto. Falamos de nós como se as outras Igrejas não exis-tissem. Contamos as virtudes de nossos santos e esquecemos que há gente santa também nas outras Igrejas. Seria louvável se nós católicos nos alegrássemos também com o testemunho cristão do batista Martin Luther King, do luterano Albert Schweitzer, do an-glicano Desmond Tutu...

Muitos são os católicos que nunca ouviram falar da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Antônio Oliveira (Paraibuna SP)

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 29/12/2007
Reeditado em 29/12/2007
Código do texto: T795855