O que é o Natal?

 

Natal, decididamente não é comedorias e bebedeiras.

Também não é o Papai Noel, figura estranha que aparece no Brasil em pleno verão vestindo roupas de Pólo Norte.

As decorações: bolas vermelhas, guirlandas, luzes pisca-pisca, árvore, são complementos.

Presentes e cumprimentos não são o essencial.

A essência do Natal é o Advento de Jesus Cristo. Por isso o Presépio, invenção de São Francisco de Assis: a reprodução da noite santa: o Menino Jesus na mangedoura, Maria e José, os pastores, os animais do estábulo, os Reis Magos, a Estrela de Belém.

Tirando fora as igrejas, hoje quase não se vê mais presépios: no comércio só os enfeites e o onipresente Papai Noel, símbolo do consumismo. Ah, ultimamente deram para incluir um boneco de neve não sei a título de que.

Mas, ainda mais importante que o Presépio, para os católicos, é participar das missas natalinas. Não importa o dia da semana em que caia, o Natal é dia santo de guarda, é obrigação dos católicos participar da Missa.

Infelizmente muitas crianças hoje em dia provavelmente nem ouvem mais falar no Menino Jesus e só relacionam o Natal com Papai Noel, presentes e comidas, já que os pais não lhes ensinam religião, não falam de Jesus nem levam os filhos na igreja. E o Papai Noel como que vira uma religião.

Pais, não deixem de falar de Jesus às crianças, pois não há outro significado para o festejo natalino. Natal é Jesus, não é Papai Noel.

 

imagem Canção Nova