Homilia do 2°Dom do Advento (Mc 1,1-8)(10/12/23)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, todos nós estamos percorrendo a estrada da vida natural neste mundo rumo à eternidade. No entanto, pelo fato de sermos batizados fazemos este percurso pela via da perfeição, Cristo Jesus, como Ele mesmo se definiu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo 14,6).

.

2. Na primeira leitura o Profeta Isaías anuncia a vinda do Messias e do Seu precursor, João Batista, dizendo que ele é a voz que anuncia um tempo novo em que Deus mesmo estará conosco nos ensinando e nos curado de todos os males, nos libertando de todo o pecado. De fato, quem encontra o Senhor Jesus, encontra todas as graças e todas as bênçãos que Ele veio trazer para a nossa salvação.

.

3. Na segunda leitura são Pedro nos exorta sobre a necessidade de nos preparar para a Parusia do Senhor, ou seja, para a Sua segunda vinda: "O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. 

 

4. Se desse modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus." (2Pd 3,11-12). De fato, se tem algo que os homens não podem esquecer é o tremendo dia do Senhor em que virá com todo poder para julgar os vivos e os mortos.

.

5. O Evangelho de hoje discorre especificamente sobre a missão de João Batista como o precursor de Cristo, o Messias enviado por Deus Pai com o poder do Espírito Santo. À princípio as pessoas o confundiam pensando que ele fosse o Messias, mas ele logo tratou de tirar essa dúvida

 

6. E disse ele: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

 

7. Eis o que disse o Papa Francisco a respeito de João Batista: "Por isso João é grande, porque se põe sempre de lado. Ele é grande porque é humilde e toma o caminho do abaixar-se, aniquilar-se, o mesmo que tomará Jesus em seguida. E também nisto oferece um grande testemunho."

.

8. Comentando esse Evangelho disse o Papa Bento XVI: "Começando pelo seu aspeto exterior, João é apresentado como uma figura muito ascética: vestido com pele de camelo, alimenta-se de gafanhotos e mel silvestre, que encontra no deserto da Judeia (cf. Mc 1, 6). O próprio Jesus o contrapôs àqueles que "estão nos palácios dos reis" e que "se vestem com roupas luxuosas" (Mt 11,8). 

 

9. O estilo de João Batista deve convidar todos os cristãos a escolher a sobriedade como estilo de vida, sobretudo em preparação para a festa do Natal, na qual o Senhor - como diria S. Paulo - "de rico que era, fez-se pobre por amor de vós, para que vos tornásseis ricos pela sua pobreza" (2 Cor 8,9). 

.

10. No que diz respeito à missão de João, trata-se de um extraordinário apelo à conversão: o seu batismo "está ligado a um ardente convite a um novo modo de pensar e de agir, está ligado sobretudo ao anúncio do juízo de Deus" (Jesus de Nazaré, I, Milão 2007, p. 34) e do aparecimento iminente do Messias, definido como "aquele que é mais poderoso do que eu" e que "batizará no Espírito Santo" (Mc 1,7.8). 

.

11. O apelo de João vai, portanto, mais longe e mais fundo do que um estilo de vida sóbrio: apela a uma mudança interior, começando pelo reconhecimento e pela confissão dos pecados. Enquanto nos preparamos para o Natal, é importante que entremos em nós mesmos e façamos um exame sincero da nossa vida. Deixemo-nos iluminar por um raio de luz de Belém, a luz d'Aquele que é "o Maior" e se fez pequeno, "o Mais Forte" e se fez fraco." (Jesus de Nazaré, I, p. 35).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.