UM JOVEM RESILIENTE
Um dos jovens mais influentes da Bíblia é José. No capítulo trinta e sete de Gênesis, começa a trajetória desse moço cheio de sonhos. Com dezessete anos, ele apascentava as ovelhas do seu pai com seus irmãos e, além do mais, era zeloso, pois trazia más notícias deles para o seu pai (Gn. 37:2).
Jacó o amava mais do que todos os seus irmãos, pois ele era filho da sua velhice. Por isso, ele recebeu uma túnica de mangas compridas. Vendo, pois, seus irmãos que José era mais amado do que todos eles, o odiaram e não falavam com ele pacificamente (Gn. 37:3-4). O jovem já estava sendo odiado pelo fato de ser mais amado pelo seu pai. Além disso, teve um sonho profético e o contou para eles, por isso o odiaram ainda mais, não só pelo sonho, mas também pelas suas palavras (Gn. 37:8).
Passaram-se os dias e o rapaz sonhador teve outro sonho. Seus irmãos tinham ciúmes dele; o seu pai, porém, considerava o caso consigo mesmo (Gn. 37:11). Quando temos sonhos de Deus, teremos oposições de pessoas mais próximas e até de nossa própria casa. Quando temos sonhos de Deus, além de termos opositores, os mesmos vão tentar frustrar os planos de Deus para a nossa vida. Porém, como Jó disse, poderemos dizer: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).
Os irmãos de José foram apascentar o rebanho em Siquém, e Jacó mandou José ir vê-los. Logo ele se dispôs a ir; então, o seu pai o enviou ao vale de Hebrom. Quando o jovem chegou ao vale de Hebrom, ele foi a Siquém. Um homem que andava errante pelo campo encontrou José e lhe perguntou a quem ele estava procurando. O moço respondeu que procurava os seus irmãos. O peregrino disse que os viu e ouviu falar que iam a Dotã, então o rapaz seguiu a sua busca e os encontrou lá (Gn. 37:12-17).
De longe, quando o viram, conspiraram contra ele para matá-lo: “E dizia um ao outro: Vem lá o tal o sonhador! Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos” (Gn. 37:19-20; RA).
Todo sonhador é vítima do ódio, inveja e ciúmes, pois nem todos entendem os planos de Deus para nossa vida. Podem nos jogar em uma cova, mas Deus é conosco! Podem tentar calar nossa voz, mas Deus é conosco! Os sonhos de Deus na nossa vida jamais vão morrer! Talvez, nesse exato momento, você se encontre prostrado, desanimado porque tem sonhos altos e está aparentemente derrotado. Não desista! “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm. 8:28; RA.). Deus vai fazer com que essa situação adversa contribua para o seu bem! O SENHOR está forjando o seu caráter, está preparando você para algo bem maior do que você imagina. Há vezes que já estamos em uma prova tremenda e ainda piora. Os irmãos de José tinham conspirado contra ele, o lançaram em uma cova e ainda o venderam para os ismaelitas (Gn. 37:24-28).
Quando os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, ele, de filho de papai, tornou-se um mero escravo. No entanto, o SENHOR era com ele e veio a ser homem próspero em tudo quanto fazia (Gn. 39: 2-6). Não é porque as coisas não estão do jeito que queríamos que não vamos ser fiéis! Temos que ser fiéis em tudo, mesmo que não estejamos vendo resultados, pois, na hora certa, Deus vai nos exaltar. José foi promovido, pois foi fiel no pouco (Mt. 25:21). Quando nos destacamos, as tentações aumentam. A mulher de Potifar se engraçou por José e chamava-o todos os dias para deitar-se com ela; entretanto, ele não dava ouvido, pois era fiel ao seu patrão e também a Deus (Gn. 39:7-10).
Sempre que fizermos aquilo que é certo, vamos arrumar problemas. José fugiu dos assédios da mulher do oficial do Faraó; então a famigerada o caluniou, e ele foi lançado na masmorra (Gn. 39:11-20). Mais uma vez, parece que os sonhos de José iam ser frustrados, não obstante, o SENHOR era com ele e deu graça perante o carcereiro, o qual confiou os presos nas mãos dele, e todos que estavam no calabouço; e ele fazia tudo quanto devia fazer ali (Gn. 39:20-23).
Seja perseverante! Veja que Deus fez com que aquele jovem prosperasse até na cadeia! Produza mesmo quando as coisas estiverem improváveis. Dê o seu melhor mesmo que ainda não seja a realização do seu sonho. Deus vai te honrar. Só quem honra recebe honras.
José utilizou seus talentos e dons na prisão. O mordomo do rei do Egito e o padeiro-chefe ofenderam o Faraó, resultando em sua detenção na masmorra. O comandante colocou José para servi-los por algum tempo na prisão (Gn. 40:1-4). Ambos tiveram um sonho (Gn. 40:5). Quando José veio pela manhã, os encontrou perturbados, então perguntou o que estava ocorrendo, e eles contaram os sonhos (Gn. 40: 6-8). O jovem, ciente de que a interpretação pertence a Deus, interpretou os sonhos do copeiro-chefe e do padeiro-chefe. Ele pediu ao copeiro do Faraó que se lembrasse dele quando saísse da masmorra (Gn. 40:14).
O interessante é que, depois de três dias, o que José havia predito para os dois oficiais do rei do Egito se cumpriu: um foi restituído ao seu cargo e o outro foi morto (Gn. 40: 21-22). No entanto, aquele que foi restaurado se esqueceu do sonhador (Gn. 40: 23). Mas, em nenhum momento, Deus havia se esquecido dele (Is. 49:15-16).
José enfrentou provas finais, pois Deus deu um sonho ao Faraó para realizar Seu propósito na vida do jovem (Gn. 41: 1-16). Não é possível determinar quantos anos José ficou na masmorra, pois entre a saída da casa de seu pai até o governo do Egito foram treze anos (Gn. 37:2; 41:46). Também não sabemos quanto tempo levou para se tornar homem de confiança de Potifar. Depois de dois anos da saída do chefe dos copeiros da enxovia, José foi lembrado (Gn. 41:1, 9-13). O rei teve um sonho que ninguém pôde interpretar; então, mandaram chamar o jovem José (Gn. 41:14).
Quando o grande sonhador interpretou o sonho de Faraó, ele foi colocado no lugar que Deus havia planejado quando tinha apenas dezessete anos de idade (Gn. 45:5-8). Muitas foram as lutas de José; no entanto, Deus o preparou, moldou, lapidou e provou como o ourives faz com o ouro bruto (Jó 23:10).
José pôde contemplar seus irmãos, seu pai e toda sua família sendo poupada por Deus através de sua vida (Gn. 45:6-15). O SENHOR sarou Seu povo com as feridas daquele jovem; nenhum membro de sua família foi lançado em uma cisterna vazia, vendido, caluniado, preso em uma enxovia e esquecido por mais de dois anos lá. Deus tem compromisso com Sua Palavra (Nm. 23:19). Sonhe os sonhos de Deus e siga em frente. Grandes são as lutas, mas as vitórias serão incomparavelmente maiores.
Existe algo que marca essa história: o coração nobre do jovem José. "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos." (Gn. 50:20-21; RA). José retribuiu o mal com o bem, compreendendo que Deus estava no controle de sua vida. Quando Deus cumprir todos os Seus planos em sua vida, não deixe seu coração azedar; ao contrário, cure as feridas de quem te magoou usando as suas próprias feridas, assim como Jesus fez por nós (Is. 53:4-5).