Memória da presentação de nossa Senhora (Mt 12,46-50)(21/11/23)
.
1. Amados filhos e filhas de Deus, Maria Santíssima é aquela que reflete em toda sua plenitude a Luz da verdade, Cristo Jesus, como Ele mesmo disse: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12).
2. Com efeito, a Santíssima Virgem foi escolhida dentre todas as mulheres da terra para ser a Mãe do Filho de Deus Altíssimo e por Ele, também a nossa Mãe. Ou seja, não existe privilegio maior do que este de sermos filhos por adoção da Virgem Maria, Mãe do nosso Salvador.
3. Nenhuma vocação se compara à sua, pois, é como ela mesma cantou: "O Senhor fez em mim maravilhas e Santo é o Seu Nome." De fato, tudo o que aconteceu depois do nascimento do seu Filho, Jesus Cristo, é consequência do seu sim; ou seja, nela se cumpriu todas as promessas e todas as profecias do Antigo Testamento.
.
4. No Evangelho de hoje, Jesus confirma essa verdade dizendo que todos os que cumprem a vontade do Pai, são sua mãe, seus irmãos e irmãs, isto é, fazem parte da sua família divina. Porque, com o seu nascimento, toda a criação foi renovada, pois Ele fez nova todas as coisas (cf. Ap 21,5); e como foi dito acima, tudo isso teve início com o sim da Sua Mãe Santíssima.
.
5. Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "Jesus formou uma nova família, não mais baseada nos laços naturais, mas na fé n'Ele, no seu amor que nos acolhe e nos une, no Espírito Santo. Todos aqueles que acolhem a palavra de Jesus são filhos de Deus e irmãos uns dos outros.
.
6. A resposta dada por Jesus no Evangelho de hoje não é uma falta de respeito para com a sua mãe e a sua família. Pelo contrário, para Maria é o maior reconhecimento, porque ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus."
.
7. Amados irmãos e amadas irmãs, a memória da apresentação de Maria no templo, que hoje celebramos, evoca a prática religiosa hebraica; pois, apresentar a Deus os filhos e filhas pós nascimento é uma consagração a Ele, confirmando que todos lhe pertencem.
.
8. Maria e José fizeram o mesmo com Jesus como vemos nesta passagem do Evangelho de são Lucas: "Impelido pelo Espírito Santo, Simeão foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:
.
9. Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. (Lc 2,27-32)
.
10. Decerto, o nosso batismo significa não só essa apresentação, mas o novo nascimento para a vida eterna, porque nos foi dado o Espírito Santo Paráclito que imprimiu em nossas almas a graça da nossa filiação divina.
.
11. "Que a Virgem Mãe nos ajude a viver sempre em comunhão com Jesus, reconhecendo a ação do Espírito Santo que age n'Ele e na Igreja, regenerando o mundo para uma vida nova." (Papa Francisco). Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.