PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,1-8)(10/11/23)
.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, recebemos de Deus no batismo a graça da filiação divina para vivermos em tudo segundo a sua Santa Vontade, isso significa manter-nos fiéis sem pecado algum, porque todo pecado mortal nos leva à perca do estado de graça.
2. Escutemos, então, o Senhor Jesus para não nos deixar levar pelas tentações que chegam à nossa mente: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41).
3. De fato, a carne é o que há de mais frágil na natureza humana, é o que está fora e dentro ao mesmo tempo, são as concupiscências dos olhos e a soberba da vida, em outras palavras, são as facilidades de cair em tentação e pecar.
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
4. Caríssimos, se tem algo que nunca podemos esquecer é que estamos à caminho do Reino dos Céus, e é o Senhor mesmo quem nos conduz no seio de sua Santa Igreja, pela ação do Espírito Santo por meio do ministério dos seus ungidos, que nos administram os Sacramentos da salvação e nos animam na via da perfeição que nos leva à santidade, como vimos no exemplo dado por são Paulo na primeira leitura de hoje.
.
5. Com efeito, somos as ovelhas do rebanho do Senhor, bem como Ele nos ensina: "Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim[...]. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
6. Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão." (Jo 10,14ss). Ora, por essas palavras o Senhor Jesus nos dá a garantia da salvação pela nossa adesão incondicional a Ele. E porque Ele cuida muito bem de suas ovelhas, só precisamos ser fiéis até fim mesmo se ao custo da própria vida, como aconteceu com tantos mártires que foram martirizados por amor a Cristo e o anúncio do Santo Evangelho.
.
7. No Evangelho de hoje, o patrão ao elogiar a coragem e a esperteza do seu astuto administrador, parece entrar em contradição com os volores do Evangelho; mas, a princípio, não, pois, a coragem e a esperteza aliadas com a misericórdia com que age, como disse o Senhor, devia despertar nos filhos da luz o empenho e a determinação para superar todos os obstáculos que enfrentam neste mundo.
.
8. "O Senhor Jesus deu-nos este exemplo para nos fazer compreender que, se os que procuram as coisas deste mundo são astutos na resolução dos problemas por meio daquilo que lhes são favoráveis, quanto mais nós devemos ser astutos em relação aos bens futuros que o Senhor nos dá para administrar a partir deste mundo.
.
9. Todos nós recebemos talentos naturais e espirituais, e devemos usá-los inteligentemente em prol do Reino de Deus. O mundo procura as riquezas e os bens que se perdem; mas o Senhor convida-nos a não procurar o que se perde de imediato, mas sim o que permanece para sempre." (Anna Maria Cánopi).
.
10. Amados irmãos e amadas irmãs, rezemos humildemente esta oração: "Ó Senhor, dá-nos a coragem de dizer não aos enganos do poder, do dinheiro e do prazer; dos lucros ilícitos, da corrupção e da hipocrisia, do egoísmo e da violência. Dá-nos dizer sempre não ao maligno, príncipe enganador deste mundo.
.
11. E concede-nos a graça de sempre dizer sim a Ti, que destróis o poder do mal com a Onipotência do Teu amor. Sabemos que apenas os corações convertidos ao Amor, que é Deus, podem construir um futuro melhor para todos." Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.