MARTÍRIO DE ESTEVÂO


Atos  6 8-10; 7,54-59sl   30(31)    Mat 10,17-22

 

Estevão escolhido como diácono, era um homem cheio de fortaleza e graça, e fazia curas, milagres entre o povo; o que causou logo a inveja e a perseguição a ponto dele ser o primeiro mártir cristão. Morreu apedrejado enquanto dizia ver a glória de Deus e enquanto depuseram seus mantos aos pés de Saulo, orava entregando seu espírito ao Senhor feliz como canta o salmista de hoje espera no Senhor, sua misericórdia o envolve. Ó justos alegrai-vos e regozijai-vos no Senhor;Exultai todos vós, retos de coração.

O Evangelista  fala da mensagem de Jesus e sua ressonância nas primeiras  comunidades cristãs e  da fortaleza dos  perseguidos daí a veneração aos mártires e a conservação devotadas das atas de martírio .O mais doloroso é que as perseguição venha de familiares e amigos.

O motivo e “por minha causa” e o exemplo do mestre os fortalecera até a parusia: a perseverança é virtude fundamental. O horizonte é  eclesial e escatológico.

Da mesma forma que nos tribunais o Espírito Santo os inspirava, hoje continua fazendo com os mártires atuais. O tipo ou forma de martírio mudou mas continuamos tendo vítimas dentro da nossa Igreja.

Louvemos e agradeçamos ao menino Jesus que renasceu em nossos corações e peçamos o don da fortaleza para continuar lutando contra a cultura damnorte nos dias atuais..

Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=792500