PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,1-6)(03/11/23)

.

1. Amados irmãos e amadas irmãs, o Profeta Habacuc referindo-se à vivência da fé nos apresenta duas condições, diz ele: "Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade." (Hb 2,4). Ou seja, é a nossa fidelidade a Deus comprova a nossa total adesão a Ele.

 

2. São João na sua primeira carta também nos mostra o que realmente nos faz vencer o mundo: "Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,3-4).

 

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

 

3. Caríssimos, em se tratando da vivência da fé, não cabe nela a incoerência, pois essa é uma das piores doenças espirituais que existe; isto porque nega a fé mesmo dizendo que a professa. Pois, sem coerência não existe testemunho verdadeiro, uma vez que a fé, é um dom do Espírito Santo para pormos em prática a Santa Palavra de Deus.

 

4. São João, na sua primeira carta, assim nos explica isso: "Aquele que diz conhecer o Senhor, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua Palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito." (1Jo 2,4-5a).

.

5. São Paulo, na primeira leitura de hoje, nos mostra que por causa da incoerência, o povo eleito afastou-se de Deus de tal maneira a ponto de matar os profetas e seu próprio Filho, Jesus Cristo, porque, ao invés de pôr em prática a sua Palavra, a negava por meio da falta de coerência.

.

6. Com efeito, o Profeta Isaías nos alerta sobre isso na sua profecia, dizendo que quem vive de aparências, esconde uma multidão de pecados em sua alma, por isso, precisa se converter ao Senhor para ter comunhão com Ele por uma prática que lhe agrade. (cf. Is 1,12-31). 

.

7. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus chama a atenção dos Fariseus e dos Mestres da Lei sobre o pecado da incoerência, pois, o objetivo da Lei é a salvação das pessoas que a seguem, e não a falsa interpretação dela, pois, isso leva os incoerentes a condenar até mesmo os inocentes.

.

8. Portanto, caríssimos, todos aqueles que deixam a misericórdia pela acusação e condenação dos seus irmãos, tarnam-se agentes do inimigo de nossas almas, falsos moralistas, fariseus hipócritas, por não reconhecerem que estamos no tempo de prova e da Divina Misericórdia.

 

9. Destarte, os sinais e prodígios do Senhor Jesus em nossa vida, são pura comprovação do quanto Ele nos ama e nos trata com profunda Misericórdia, para nos dar a salvação. Pois, o milagre ou prodígio revela a Sua Presença em nosso meio, nos libertando de todos os males físicos, psíquicos e espirituais.

.

10. Amados irmãos e amadas irmãs, a fé não precisa de milagres para ser autêntica, na verdade ela já é o grande milagre que Deus nos deu quando recebemos o santo batismo, que nos leva a viver como seus filhos e filhas neste mundo testemunhando Cristo ressuscitado, vencedor do pecado e da morte. Amém! Assim seja!

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.