PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,12-19)(28/10/23)

.

1. Amados irmãos e amadas irmãs, a Igreja hoje celebra a Festa dos Apóstolos são Simão e são Judas Tadeu, escolhidos pelo Senhor para fazerem parte do Colégio Apostólico representantes das doze tribos de Israel, e no Novo Testamento, da Santa Igreja, o novo povo eleito. 

 

2. Eles foram martirizados, pois, como disse Senhor: "O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. (Mt 10,24-25.28). 

.

3. De fato, os discípulos por si mesmos não poderiam realizar qualquer prodígio, todavia, por se deixarem conduzir pelo Espírito do Senhor, tornaram-se testemunhas fiéis da sua ressurreição e o anunciaram à todas as nações à ponto de darem a vida por Ele e pelo Santo Evangelho da nossa salvação.

.

4. Decerto, o Senhor Jesus ao chamar e enviar os seus discípulos o fez com a mesma missão que o Pai lhe confiou: "reconciliar todos com Ele e recompor a unidade do gênero humano. Agora cabe aos seus discípulos continuar a edificação da Igreja. 

 

5. Assim como Jesus pôde cumprir o desígnio do Pai porque era uma só com Ele, assim também eles poderão continuar sua altíssima missão porque o Ressuscitado está neles." (Chiara Lubich).

.

6. Portanto, caríssimos, escutemos humildemente o Santo Padre, o Papa Francisco: "Pensemos hoje na missionariedade da Igreja: naqueles discípulos que, esquecidos de si mesmos, partiram, e também naqueles que tiveram a coragem de anunciar Jesus aos gregos, algo quase escandaloso naquele tempo (cf. At 11, 19-20).

.

7. Pensemos na Mãe Igreja que cresce, cresce com novos filhos, aos quais Ela dá a identidade da fé, porque não se pode crer em Jesus sem a Igreja. Ouvimos Jesus mesmo dize-lo no Evangelho: Vós não acreditais, porque não fazeis parte das minhas ovelhas (cf. Jo 10, 26). 

.

8. Se não somos "ovelhas de Jesus", a fé não desponta; é uma fé de "água de cheiro", uma fé sem substância. E pensemos na consolação que teve Barnabé, que é justamente «a doce e consoladora alegria de evangelizar». 

 

9. E peçamos ao Senhor este desassombro, este ardor apostólico, que nos impulsiona a seguir em frente todos como

irmãos. A caminhar avante, levando o nome de Jesus no seio da Santa Mãe Igreja, como dizia Santo Inácio, hierárquica e católica. Assim seja." (Papa Francisco, Capela Paulina - Vaticano, 23 de abril de 2013).

.

10. Amados irmãos e amadas irmãs, a Igreja Católica, Apostólica Romana, é a única que tem como fundador Cristo, e por isso, é e sempre será o Sacramento Universal da salvação da humanidade. 

.

11. Qualquer outra denominação é mera criação humana com suas incontáveis divisões, cuja única missão, por incrível que pareça, é combater a Santa Igreja. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia e compaixão, perdoe o escandaloso pecado das divisões, nos liberte de todo mal e nos conduza à vida eterna. Amém! Assim seja!

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.