PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,8-12)(21/10/23).
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.
Mesmo tendo recebido a vida como dádiva de Deus, é possível ao homem, por meio do livre arbítrio, nega-lo, e assim procurar viver tão somente da incredulidade que professa.
Porém, é dessa atitude perversa que nasce todos os males que vemos proliferar na face da terra como uma peste incurável que leva todos os incrédulos ao desespero e a morte eterna.
Senhor Jesus, misericórdia, misericórdia...
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
1. Caríssimos, o pecado da incredulidade além de ser uma grande ofensa contra Deus, é também uma terrível tragédia para as almas que o comete, pois nele não existe bem algum. A liturgia de hoje trata do pecado contra o Espírito Santo, para o qual não existe perdão nem neste mundo nem no vindouro.
2. De fato, quem comete esse pecado, tem plena consciência do mal praticado contra Deus, contra o próximo e contra si mesmo. Decerto, chamamos de pecado mortal todo tipo de comportamento maléfico, que gera a morte e a perdição eterna da alma, pela falta total de arrependimento.
3. Então, em que consiste o pecado contra o Espírito Santo, e como se comete ele? Trata-se da blasfêmia. É uma espécie de rejeição total à terceira Pessoa da Santíssima Trindade; e isso acontece quando a alma perde toda noção do Sagrado por se encontrar imersa nas insídias do maligno passando a viver como ele.
.
4. De fato, a alma desligada de Deus, perde todas as suas graças, entre elas o santo temor, a contrição do coração e a esperança da salvação. Todo aquele que peca contra o Espírito Santo vive num desespero constate, porque fechar-se totalmente em si mesmo, tornando-se incapaz de arrepende-se.
.
5. Portanto, caríssimos, meditemos com atenção estas ungidas palavras de São Paulo: "Que Deus abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente." (Ef 1,17-19).
.
6. Amados irmãos e amadas irmãs, o que há de pior em quem comete o pecado contra o Espírito Santo, é morrer sem esperança alguma. De fato, esse estado de alma é insuportável, porque é a morte mais trágica que existe, uma vez que o desespero ocupa totalmente a alma, tirando-lhe todas as graças.
.
7. Que o Senhor Jesus nos livre desse e de todos os pecados, para que a nossa vida seja um autêntico testemunho da sua presença conosco, como Ele nos ensinou: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20b).
.
8. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus amado, humildemente te pedimos, tende compaixão de nós pecadores, perdoa os nossos pecados, pois não queremos mais pecar, e livra-nos de todos os males da alma e do corpo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.