PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,1-7)(20/10/23).
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos a nossa meditação diária.
Não basta dizer que acreditamos em Cristo, mas, é preciso ser coerentes com a fé que professamos, pois, eis o que escreveu são Tiago a esse respeito: "Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem." (Tg 2,19).
Mas, não lhe obedecem, porque tudo o que fazem é sempre contrário a Sua Santa Vontade; por isso prestemos atenção com a prática da nossa fé diante do Senhor, porque Ele realmente nos ama, porém, não tolera nenhuma maldade, porque tudo o que é mal vem do maligno por meio daqueles que o seguem.
Meditemos com amor e atenção este pequenos sermão de hoje.
1. Caríssimos, a prática da fé, requer que sejamos transparentes em tudo o que vivemos, isto é, transparecendo sempre a vontade de Deus. Bem como o Senhor nos ensinou: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno." (Mt 5,37). Sem dúvida precisamos desse discernimento preciso para nos mantermos seguros, sem culpa alguma.
2. No Evangelho de hoje, ouvimos o Senhor Jesus, dizer: "Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados." (Lc 12,3).
3. Com efeito, é muito simples compreender isso, porque tudo o que vivemos por mais comum que seja fica gravado em nossas almas. Por isso, escreveu são Paulo: "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Cl 3,23-24).
.
4. Decerto, isto significa que ser cristão é não viver de aparências ou da imitação dos maus costumes deste mundo, mas somente da vontade de Deus, como nos ensina são Paulo: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,1-2).
.
5. Com efeito, eis o que disse o Santo Padre, o Papa Francisco, em uma de suas homilias: "Tenham cuidado com os rígidos. Tenham cuidado com os cristãos – sejam eles leigos, padres, bispos – que se apresentam como “perfeitos”, rígidos. Tenham cuidado.
.
6. Não há o Espírito de Deus ali. Falta o espírito da liberdade." De fato, ser livre é querer sempre o que Deus quer, porque não existe liberdade fora da vontade divina. "Ser livre é querer o Bem, o Sumo Bem, e o Sumo Bem é Deus." (Beato João Duns Scott)
.
7. Portanto, caríssimos, aprendamos com Maria Santíssima a viver a liberdade que o Senhor nos concede, por meio da santa obediência; seguindo fielmente o que ela aconselhou nas bodas de Caná: "Fazei tudo Ele vos disser." Exatamente como ela seguiu em tudo o seu amado Filho: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38).
.
8. Amados irmãos e amadas irmãs, quando não nos deixamos conduzir pelo Espírito de Deus; facilmente caímos nas tentações que chegam a nossas mentes, porque são sutis e enganosas. Por isso, escreveu são Paulo: "Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,14). E disso jamais podemos duvidar.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.