PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 11,15-26)(13/10/23)

 

1. Caríssimos, a obra de santificação das nossas almas realizada por Deus, acontece gradativamente, isto é, passo a passo em diversas etapas, como vimos na travessia do deserto rumo à terra prometida realizada por seu povo eleito, tendo a frente o patriarca Moisés e seus colaboradores. 

 

2. Para nós católicos a vida nova começa com o batismo, a primeira comunhão, o Crisma, os outros Sacramentos e a vivência da fé, e segue sua tragetória até ser concluída na terra prometida do Reino dos céus. De fato, a nossa vocação é a santidade sem a qual não podemos ver a Deus, e foi por isso que Ele nos enviou o seu Filho que por seu sacrifício de cruz nos salvou, e nos deu a vida eterna. 

.

3. Mas, até que cheguemos à plenitude da sua gloria, passamos por diversas provações e desafios de fé, como o povo eleito passou no deserto, todavia, nada que não possamos suportar ou que seja impossível de se cumprir, porque para cada momento o Senhor Jesus nos dá uma graça especial, basta fazermos em tudo a Sua Santa Vontade.

.

4. Falando à esse respeito assim nos exortou são Tiago: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." (Tg 1,2-4).

.

5. Nas leituras de hoje vimos que dentre esses desafios se encontra a luta contra o pecado e o seu autor, o diabo. Decerto, sem a graça de Deus é impossível vencer qualquer luta; por isso, em sua primeira carta, são Pedro, nos exorta: "Sede sóbrios e vigiai. 

 

6. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém." (1Pd 5,8-9).

.

7. Portanto, caríssimos, fiquemos atentos às palavras que Jesus nos fala no Evangelho de hoje, se de fato, quisermos vencer esta luta: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa." (Lc 11,23). Ou seja, precisamos nos unir a Cristo com todo o nosso coração, porque sem Ele nada podemos fazer (cf. Jo 15,5). 

.

8. Destarte, peçamos ao Senhor Jesus que nos ajude na luta contra o pecado para não sucumbirmos diante das ameaças e insídias do maligno. Com efeito, se pusermos em prática a sua Divina Palavra, seremos como moradas construídas sobre a rocha, ou seja, inabaláveis, capazes de resistir a todo tipo de tempestades.

.

9. Amados irmãos e amadas irmãs, nada é impossível para Deus, e isso nós comprovamos a todo momento, pois, seria impossível manter-nos vivos por nós mesmos, se não fôssemos assistidos por suas incontáveis graças pelas quais somos fortalecidos e consolados.

.

10. Por isso, fiquemos atentos para não nos deixar contaminar pelo lixo tóxico das tentações advindas do mau uso da Internet que nos leva à perca de tempo, pois, tempo é vida, quem dá tempo a Deus recebe Dele todas as graças e bênçãos e a vida eterna; mas quem tira o tempo de Deus para dar às coisas fúteis deste mundo, perde tudo até mesmo a própria vida.

 

11. Então, prudentemente entremos na Internet, mas com o firme propósito de evangelizar e ser evangelizados, e nunca para perder tempo; peçamos ao Espírito Santo que nos dê sabedoria e discernimento para que todo o nosso tempo seja dedicado somente a Ele. Amém! Assim seja!

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.