PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(07/10/23)
.
1. Caríssimos, existem muitas atitudes com as quais os homens se provocam uns aos outros e também a Deus, e uma delas é a incredulidade com que se portam na vida tais provocadores, visto que fazem da indiferença o seu meio de expressão, por isso, vagueiam pelo mundo sem rumo certo, sem nenhum sentido de vida.
2. Todavia, Deus é sumamente paciente e age sempre por sua Divina Misericórdia para com todos, pois não quer que ninguém se perca, mas tenham a vida eterna. Por isso, não nos deixemos provocar por nenhuma ação maléfica, mas, responder a elas com os dons de Deus, vendo nisso um meio de exercitarmos as virtudes eternas com as quais o servimos neste mundo.
.
3. De fato, foi isso o que fez o Profeta Isaías quando provocado pela incredulidade do rei Acaz; disse ele: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal.
4. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. (Is 7,14). Decerto, prestemos muita atenção, pois, de uma provocação, surgiu uma das mais belas profecias anunciando a vinda de Cristo, que se cumpriu na íntegra quando da anunciação do Anjo Gabriel à Santíssima Virgem Maria.
.
5. De fato, apesar das muitas provocações dos homens, Deus nunca deixa de agir em seu favor para os libertar do mal com o qual o ofendem pelos pecados consentidos e praticados. No entanto, para receberem seu perdão, se faz necessário que se arrependam sinceramente, façam penitência e mantenham o firme propósito de não mais pecar, para assim permanecerem na Sua presença, mantendo-se fiéis até o fim.
.
6. Amados irmãos e amadas irmãs, hoje a Santa Igreja celebra a memória da devoção a Nossa Senhora do Rosário. Esta memória foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando se celebrava o aniversário da batalha naval de Lepanto. Segundo consta, os cristãos saíram-se vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, rezando fervorosamente o Santo Rosário.
7. De fato, a recitação do santo Rosário é a oração por excelência de todos os filhos e filhas de Deus, que por meio dele encontram a Santíssima Virgem Maria e meditam com ela os mistérios da nossa salvação, realizada por seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
8. Rezemos então com fervor e devoção esta belíssima oração em honra da Mãe de Deus e nossa mãe: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos a vós não recorrem de modo especial pelos inimigos da Santa Igreja e por aqueles que a vós estão recomendados.
9. Acampa Mãe querida em nossas almas em nossa vida para que somente a vontade de Deus aconteça, para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo e a salvação das almas.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.