PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,47-51)(29/9/23).
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem! Sejam bem-vindos à nossa meditação diária.
A realidade angelical faz parte do grande mistério da nossa salvação, e isso nós constatamos do Gênesis ao Apocalipse.
E para vivermos esta graça precisamos interagir com os anjos que o Senhor nos envia, dando-lhes a devida atenção conforme está escrito: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.
Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele." (Êx 23,20-21).
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
1. Caríssimos, todos nós que aqui vivemos dependemos do invisível que nos governa, tanto naturalmente como espiritualmente por suas leis imutáveis; no entanto, temos a liberdade de escolha e decisão, e só a perdemos quando pecamos, pois nos tornamos escravos do pecado que permitimos.
2. Porquanto, somos um misto de naturalidade temporal, representada pelo nosso corpo mortal; e eternidade espiritual, representada pela nossa alma imortal. De fato, Deus nos criou "a sua imagem e semelhança" para vivermos na sua presença gozando da sua amizade e proteção, aqui e por toda eternidade contanto que obedeçamos aos seus santos mandamentos.
3. Sem dúvida alguma, vivemos envoltos pelo mistério de Deus, isto é, pelo Seu poder maravilhoso presente na perfeição de suas obras das quais somos as mais eminentes, porém, sempre dependentes umas das outras; mas, atenção, porque ao mesmo tempo, sentimos um poder antagônico que constantemente atenta contra a nossa vida.
4. É uma força negativa que se dá a conhecer pelos maus pensamentos, que se consentidos, geram toda espécie de desequilíbrio psíquico, físico, moral e espiritual. De fato, é contra essa força antagônica que lutamos para permanecermos em estado de graça, isto é, em plena comunhão com o Senhor Jesus e entre nós.
5. A Igreja hoje celebra a Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Ora, são eles que servem a Deus diante do seu Trono, cumprindo as suas ordens em favor dos seus filhos e filhas que ainda estão neste mundo, para assim nos ajudar nas adversidades que enfrentamos.
6. É bem como meditamos na Carta aos Hebreus: "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14). É por isso que precisamos ser seus devotos, isto é, buscar sua ajuda, pois, são eles que apresentam as nossas orações diante do trono de Deus (cf. Ap 8,3-4).
7. Na Sagrada Escritura, São Miguel é descrito como protetor do povo de Deus e por isso seu nome significa "Quem (é) como Deus?" São Gabriel significa "Força de Deus", pois foi enviado para anunciar aquele que se dignou vir até nós para nos libertar do pecado e de todo mal que o pecado gera.
E, por fim, São Rafael, que significa "Deus cura", porque tem a missão de nos curar e nos livrar dos demônios; de nos guiar e nos proteger nos momentos difíceis de nossa caminhada para o céu, a fim de que se cumpra somente a vontade de Deus em nossa vida.
.
8. Portanto, caríssimos, não somos seres puramente espirituais como os anjos, mas trazemos em nossas almas o que nos assemelha a eles, isto é, poder servir a Deus como seus mensageiros junto àqueles a quem Ele nos envia, e tudo isso para a salvação de todos e a maior glória de Deus. Então, neste sentido, somos anjos humanos a caminho do Reino dos Céus, da felicidade eterna, aonde Deus habita com os seus filhos e filhas.
.
Amados irmãos e amadas irmãs, no salmo 33,8 assim meditamos: "O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva."
Por isso, como nos ensina o Senhor, recorramos sempre a essa ajuda do céu, pois, o Senhor nos ama tanto que quis enviar seus anjos para nos proteger nos momentos difíceis que passamos neste mundo.
.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.