PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,1-6)(27/9/23).
1. Caríssimos, formar um discípulo do Reino de Deus é dar a ele a ciência e o conteúdo eterno dos valores desse Reino, ou seja, é dar a ele uma visão antecipada de como são vividos tais valores pelos filhos e filhas de Deus em Sua presença no Reino dos Céus, para que anunciem a herança eterna que Deus tem reservada para aqueles que o amam.
2. Com efeito, depois de instruir os seus discípulos no Evangelho de hoje , o Senhor Jesus os enviou com o Seu poder sobre toda criatura, todavia, os recomendou para não perderem tempo com o apego aos valores deste mundo, porque eles só existem em função dos valores eternos, fora disso são pedras de tropeço no caminho da evangelização.
3. "Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino de Deus está próximo’." (Mt 10,7). “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo." (Lc 9,3-4).
4. E como vimos na sua instrução, "a pobreza é necessária para amar. Porque quem tem coisas é tentado a dar apenas coisas; quem não tem nada dá-se a si mesmo, isto é, ama. A pobreza é a vitória sobre o deus dinheiro que muitos buscam; ela é a fé em Deus; é a libertação de si mesmo e das coisas; é a condição indispensável para acolher a ação de Deus e encher-se da sua graça."
5. E desse modo, o Senhor os "enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os doentes". Anunciar e curar são os dois verbos de ação que Jesus confia aos seus discípulos. Não lhes dá o poder de subjugar os homens, mas de os servir e os libertar dos males espirituais, morais e físicos. Envia-os a anunciar o Reino de Deus, isto é, a sua presença entre nós, o seu amor, a sua bondade." (D. Angelo Spina).
6. De fato, "o êxito de qualquer anúncio cristão não está nos meios de que dispomos. Não está nas coisas materiais. Não está nas circunstâncias favoráveis. Está, antes, na confiança. Ir sem garantias humanas significa uma profunda confiança n'Aquele que nos chamou e enviou para levarmos palavras de vida e sinais de caridade concreta." (D. Angelo Spina).
.
7. São Paulo, na sua Carta aos Romanos, assim nos exorta a respeito da missão: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza da estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." (Rm 14,17-19).
.
8. Destarte, como discípulos de Cristo, estamos a caminho do Seu Reino de amor, e aonde quer que sejamos enviados, anunciamos o que já vivemos da grandeza de seus valores eternos que nos faz comungar em tudo com a sua vontade e n'Ele permanecer até que nos leve em definitivo à felicidade do Paraíso.
.
Amados irmãos e amadas irmãs, peçamos humildemente
ao Senhor Jesus que nos conceda a graça da plenitude do Espírito Santo para sermos fiéis até o fim no cumprimento da nossa missão neste mundo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.