PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,9-13)(21/9/23) 

 

1. Caríssimos, para nós o Sagrado é sempre um Mistério como que intocável, isto porque nos acostumamos com nossa naturalidade de tal forma, que qualquer coisa que destoe dela, mesmo que seja natural, é motivo de protesto ou julgamentos de valor. 

 

2. No entanto, a fé nos revela que Deus quis se tornar um de nós, exceto no pecado, sem deixar de ser Deus. Na verdade, muitos agem como se o único critério para aprovar ou não a existência e a ação de Deus em nosso meio seja deles e não de Deus.

 

3. Sem dúvida, em nossos dias a falta de discernimento é tamanha que a verdade é tida como mentira e a mentira é tida como se fosse verdade. Tal é o grau de cegueira espiritual da humanidade. De fato, os homens se tornaram escravos dos próprios pecados, por isso agem tão cinicamente e à luz do dia, que acreditam até que não são notados ou que isso faz parte da decadência que ora vive a humanidade. 

 

5. Decerto, quando o ser humano não percebe mais o bem e a misericórdia como presença de Deus em nosso meio, é porque tornou-se um mal para si mesmo e para os outros. De modo que, ou se converte e encontra na Misericórdia Divina, o perdão dos pecados e a vida eterna; ou permanece no indiferença e na incredulidade que lhe invade a alma. 

 

6. No entanto, Deus é fiel ao seu amor por nós, e nunca vai deixar de agir em nosso favor, não obstante o alto grau de pecaminosidade dos seres humanos; porque, de fato, Ele veio exatamente para salvar os pecadores, como vimos no Evangelho de hoje, em que o Senhor Jesus foi julgado porque usou de misericórdia para com Mateus e os demais publicanos presentes. 

.

7. Sem dúvida, os algozes do Senhor, são lembrados até hoje só como algozes, cuja ferocidade levou Jesus, Mateus e quem sabe muitos dos que ali estavam à morte; enquanto que Jesus e os martíres da fé, estão vivos em meio ao Mestério da vida eterna.

.

8. Portanto, caríssimos, não são os homens maus que têm a última palavra, mas somente Deus, que tudo criou por meio da Sua Palavra e a tudo sustenta e governa pela Palavra do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

Destarte, eis o que diz o Senhor: "Aprendei, pois, o que significa: `Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'." (Mt 9,13). E nós, de que lado estamos, dos que julgam uns aos outros ou dos que se convertem e dão a vida para a salvação de todos?

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.