PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA(Lc 6,43-49)(16/9/23)
Fundamentados na Rocha da vida eterna que é Cristo...
1. Caríssimos, crê em Cristo Jesus, significa viver a Sua Palavra como a única regra da vida eterna. Sem dúvida este mundo está repleto de mestres, de doutos eruditos, de incontáveis pregadores que proclamam palavras, ensinamentos e tantos outros argumentos. Está repleto de influenciadores digitais, fazedores de opiniões e tudo mais.
2. No entanto, nenhum deles merece credibilidade se sua prática de vida não é fundamentada na Palavra de Cristo, único caminho, verdade e vida; e único Senhor e Salvador da humanidade. Sem Cristo tudo e todos naufragam nas tempestades causadas pelo disse me disse sem nexo, sem sentido.
.
3. De fato, por conta do egoísmo e da incredulidade que envolve este mundo, muitos vivem cultivando os interesses mesquinhos, a ganância e a ilusão do poder, ignorando que tudo o que vemos ou temos não passa de poeira que se esvai com o tempo.
.
4. O Evangelho de hoje nos mostra que o tempo presente vivido em Cristo é também o futuro eterno com Cristo; e o tempo presente vivido sem Cristo, de igual modo, é o futuro eterno sem Ele. Por isso, não se pode viver autenticamente a fé se ela não é convivência real com o Senhor da nossa vida, interna e externamente.
5. Com efeito, são estes os meios necessários para vivermos em comunhão com o Senhor: a obediência aos Santos Mandamentos e ao Magistério da Igreja; a vivência dos Sacramentos, a vida de oração pessoal e comunitária, a prática da Palavra e das obras de misericórdia. Ou seja, são estas ações que resultam nos frutos da salvação eterna que recebemos de Cristo presente em nosso viver.
.
6. Decerto, cuidemos para não caírmos na terrível tentação de viver de aparências, fingindo que somos de Cristo só pelo fato de sermos batizados; pois, ser cristão é viver imerso em Cristo; bem como nos ensina são Paulo: "Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,19-20).
.
7. Portanto, caríssimos, a vivência da fé é que nos faz viver fundamentados em Cristo que nos deu o Santo Espírito para sermos fiéis até o fim da nossa estadia neste mundo tenebroso. Pois, como são João nos ensinou: "O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,17).
.
8. Destarte, muita atenção, porque quem não reza e não se entrega ao Senhor, facilmente sucumbe às tentações. Mas, quem reza e a Ele se entrega, resiste a todas as tempestades e a todos os males, porque Ele é a rocha firme da nossa salvação na qual estamos fundamentados.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.