FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ (Jo 3,13-17)(14/9/23)

 

1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Movidos pela piedade, perguntemos: por que um instrumento que era usado para torturar e matar os culpados, usaram-no para torturar e matar o inocente Filho de Deus? Como entender que Deus, infinitamente Santo, veio até nós e se deixou crucificar por seus algozes? 

 

2. Sem dúvida, nenhuma explicação humana responde a estas perguntas, mas, somente o amor com Deus nos amou como o Senhor Jesus mesmo nos ensinou: "Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna." (Jo 3,16).

 

3. De fato, diante da cruz todo o universo estremesse até mesmo o Filho amado de Deus que ao sentir a sua proximidade suou sangue e prostrado suplicou por três vezes: "Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres." (Mt 26,39). 

 

4. Com efeito, o preço da nossa salvação foi extremamente doloroso; então, como faremos para saldar essa dívida incomensurável? Ora, isso só é possível mediante uma vida digna que corresponda ao amor sacrifical do nosso Salvador que se manteve obediente à vontade do Pai a fim de que fossêmos resgatados das cadeias do pecado nas quais caímos por conta da nossa desobediência. 

 

5. No entanto, eis o que disse o Senhor: "De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele." (Jo 3,17). Todavia, nos deu este alerta: "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus." (Jo 3,18). Desse modo, a fé em Cristo é fundamental, para vivermos como Ele viveu fazendo em tudo a vontade do Pai (cf. 1Jo 2,6).

 

6. Na primeira leitura vimos que a serpente de bronze erguida por Moisés no deserto curava os rebeldes que olhavam para ela depois de picados pelas serpentes venenosas; na verdade, ela é o símbolo da cruz de Cristo, que salva os pecadores que se voltam para Ele arrependidos e se livram do castigo da perdição eterna. 

 

7. Portanto, caríssimos, não existe dor semelhante à dor do Filho amado de Deus; não existe morte mais cruel que a sua, pois, como um cordeiro totalmente inocente tudo padeceu sem nada reclamar, mas sim para nos amar e nos dar o que há de mais precioso no céu, contemplar a Deus face a face por toda a eternidade.

 

8. Destarte, rezemos com são Francisco de Assis esta belíssima oração da exaltação da Santa Cruz composta por ele: "Nós vos adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão do mundo inteiro e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo." (T.2; Dir.38).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.