Sejamos pacientes com as fraquezas de nossos pais e os demais superiores, em cumprimento ao quinto mandamento!

O que nos ensina o quinto mandamento “honra ao teu pai e a tua mãe para que se prolongue os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá”? Que demonstremos honra, amor e fidelidade a nossos pais e demais superiores; que nos submetamos às suas boas instruções e que também sejamos pacientes com as suas fraquezas e defeitos, pois é a vontade de Deus nos governar pelas mãos deles.

O mundo está repleto de autoridades. Elas estão presentes, nas famílias, nas igrejas, nas escolas, nos poderes públicos e nas demais instituições civis e militares de um modo geral. Tratando a respeito das autoridades que existem no mundo, a Sagrada Escritura diz o seguinte (Rm 13.1,2): “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”.

Então, se existe uma autoridade sobre a nossa vida, então ela procede da mão de Deus. E o nosso dever é respeitá-la e obedecê-la em tudo aquilo que não for contrário à Palavra de Deus.

Entretanto, nós não gostamos muito de respeitar ou de obedecer às autoridades. Isto acontece porque as autoridades possuem o direito ou o poder de decidir, de mandar, e de legislar sobre as nossas vidas. E aqueles que lhes são subordinados se sentem humilhados, injustiçados e impedidos de exercerem sua liberdade de algum modo.

É por isso que existem tantas desavenças entre pais e filhos, entre patrões e empregados e entre governantes e cidadãos. A verdade é que ninguém gosta de receber ordens que o impulsione a fazer alguma coisa ou que traga limitações na sua maneira de agir. E para piorar as coisas, muitas autoridades abusam do direito e do poder que possuem para ofenderem os seus subordinados com palavras, gestos e ações. E o outro impasse é que elas também são pecadoras como os demais homens. Por causa disso, o que elas fazem e o que elas mandam fazer nem sempre são coisas apropriadas, agradáveis e justas. Mas, mesmo assim, Deus exige de nós que respeitemos e obedeçamos às autoridades por Ele constituídas. E isto começa dentro de casa, ou seja, começa com a relação com os nossos pais. Os filhos devem honrar os seus pais ainda que eles sejam cheios de fraquezas e defeitos. Realmente, não é fácil honrar um pai que dá ordens incoerentes, que é incompreensível, impaciente, bruto, que não sabe ouvir e que possui vários defeitos morais.

Todavia, a Escritura não diz que somente os pais que são “bonzinhos” devem ser respeitados e obedecidos. É verdade que não devemos apoiar o erro dos nossos pais, mas, ainda assim, é preciso tratá-los sempre com respeito. Se nós discordamos deles por algum motivo justo aos olhos de Deus, então que isto seja feito de modo a considerarmos a sua posição de autoridade sobre as nossas vidas.

Portanto, nós devemos ser pacientes com as autoridades a fim de seguirmos o exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o melhor modelo de submissão diante das autoridades deste mundo. Diante dos líderes de Israel, o Senhor Jesus Cristo nunca revidou as ofensas que recebeu e nunca os ameaçou quando foi julgado e maltratado por eles. O que o Senhor Jesus Cristo fez foi entregar sua causa nas mãos do seu Pai celestial. Ele fez isso porque é somente o seu Pai celestial que julga retamente as causas dos seus filhos neste mundo. Deus Pai estava vendo todas as injustiças que estavam sendo cometidas contra o seu Filho, e um dia Ele puniria aqueles homens.

Durante todo o tempo em que esteve aqui na terra, o Senhor Jesus Cristo foi um verdadeiro exemplo de submissão. Desde que nasceu, o Senhor Jesus Cristo se submeteu aos cuidados dos seus pais humanos. Ele sempre respeitou seus pais, José e Maria. Com toda certeza, ele nunca deu motivo para eles reclamarem do seu filho. E quando Jesus Cristo cresceu, ele também se submeteu aos ensinos dos professores de Israel. O Senhor Jesus sempre respeitou os seus líderes religiosos.

É verdade que quando Jesus Cristo começou o seu ministério de pregação em Israel, ele discordou dos mestres judaicos que se lhe opuseram ao longo do seu trabalho. Todavia, até nesse modo de agir não havia nada de errado da parte de Jesus Cristo, pois ele foi chamado por seu Pai para atuar nos ofícios messiânicos de Rei, Sacerdote e Profeta. Portanto, ele tinha a autoridade e o poder da parte de Deus para repreender os líderes de Israel em seus falsos ensinamentos. No entanto, mesmo contradizendo os líderes da sua época, Cristo sempre agiu em concordância com o quinto mandamento da Lei de Deus. E por isso, quando enfrentou o Sinédrio e o tribunal de Pôncio Pilatos, Jesus Cristo se comportou de modo respeitoso para com autoridades do seu povo. E é assim que nós também devemos agir.

Assim sendo, olhemos para o quinto mandamento da Lei de Deus com respeito, honrando as autoridades que Deus colocou sobre nossas vidas e seguindo o modelo do Senhor Jesus Cristo!