Fresta luminosa

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a”. “Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” João 8:12.

Observando com detalhes, a abertura da porta de minha casa, que estava semi-aberta, do lado de dentro, observei a luz tênue do sol que adentrava pela manhã deixando no cenário entre uma fresta luminosa no meio da penumbra. Sorrateira, quase que tímida, a luz invadia meus aposentos sem pedir licença; ao mesmo tempo não era indelicada. Quase que imperceptível, ela penetrava na medida em que a porta lentamente se abria. A ação de seus raios pediu para entrar na minha privacidade. A luz afastou a penumbra do aposento, iluminando e aquecendo o lugar trazendo a alegria de um novo dia, encantando-me com suas peculiaridades. Na medida em que a luz adentrava, revelava na multiplicidade das cores, os seus matizes, iluminando o cenário, dando a paisagem um tom festivo pelos múltiplos ruídos e sons da natureza que se ouvia. Essa cena ensinou-me preciosas lições. Pensei nos momentos em que muitos se fecham não permitindo à abertura total do coração. Não deixam “frestas”, (portas e janelas da mente) mesmo que, semi-abertas. Preferem manterem-se totalmente fechados, não enxergando; mesmo tendo a possibilidade de dar abertura para que a luz penetre.

“se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” (MATEUS cap. 6; 23).

Sem percepção da luz espiritual, é como se estivéssemos em uma casa escura, sem luz natural, sem ventilação adequada. Tudo fica escuro e abafado. Corre-se o risco de ficar do lado de dentro, fechado e trancado; sufocado por falta de abertura que facilite a ventilação, sem ser iluminado pelos raios da luz de Deus.

Definindo a analogia: As trevas é a ausência da Luz; a falta de conhecimento. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6.

“Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

Mateus 13:15

Do lado de dentro de cada um, há a possibilidade de ter as “portas”, “janelas” semi-abertas. “Frestas”, pequenas aberturas em que a luz penetre aos pouquinhos de forma delicada e perceptível. (conhecimento de Cristo). Quando não há aberturas, perde-se a oportunidade de ver o mundo com outra ótica. O egoísmo cria as paredes de isolamento. Fecha-se a possibilidade de qualquer abertura e a possibilidade de enxergar a si mesmo e aos outros à revelação da Luz.

“... Ali estava a luz verdadeira, que alumia todo homem que vem ao mundo” João 1:9.

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” Apocalipse 3:20.

Fiquei pensando nos raios de luz que invadira minha privacidade em meus aposentos. Pensei no que disse Jesus: “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8; 12•.

Percebi que se permanecer com os cantos escuros na alma, sem luz, as trevas permanecem e transportam para dentro emoções negativas, sentimentos ruins como: ira, amargura, pessimismo.

Essa “escuridão” espiritual traz sentimentos de descontentamento e aflição, deixando-nos amargurados e solitários. Esses pontos escuros poderão tomar conta do ser. Se não estivermos dispostos a ceder e abrir as reservas emocionais à revelação da palavra de Deus.

“A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso”.

Lucas 11:34.

Os mais belos pensamentos, seguido das emoções acertadas, contribuem para que haja uma abertura, uma pequena fresta; um pequeno raio de luz que penetra, aquece e ilumina a alma; como conseqüência, nos lábios surgirá um cântico de júbilo e palavras de apreço, criando uma sinfonia celestial nas cordas do coração; fazendo com que a Luz penetre em todo o ser. A Luz refletindo sua singeleza nos convida a participar da continuidade da vida em seus múltiplos aspectos; é receptiva para que sejamos motivados a abrir todas as “janelas” da emoção, recebendo discernimento espiritual. As muitas possibilidades que me proporciona um novo dia. Isso me fez refletir a importância das decisões diárias, assim como as trevas perpetuam um estado de ignorância, a luz, alumia os olhos e ilumina a mente dando maior nitidez e visão espiritual.

Os detalhes, as cores, os efeitos da luz produzindo os reflexos multicoloridos, acenam com esperança.

O mundo sorri e a vida é agraciada como diz a Bíblia através de uma hipérbole:

“... porque com alegria saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas”. Isaias 55:12.

A motivação essencialmente é: um ponto de luz, que reflete na alma, potencializando a vida com sua energia, iluminando àqueles que necessitam de uma visão límpida. Observando a fresta luminosa que adentrava dentro do meu ambiente eu disse à “Luz” com uma onda de alegria invadindo minha alma: “seja bem vindo Jesus, Luz divina, para aquecer meu dia e iluminar meus caminhos”.

Deixe a Luz que é Jesus entrar nos “ambientes” em que há “penumbras”, para que fique claro em sua visão espiritual da vida, e que, as intenções do coração sejam motivadas pelo amor. Que cada dia haja uma verdadeira consciência de respeito e consideração por aquilo que a vida lhe dá e tudo que ela lhe tira. Fique quieto... Apenas observe onde estão os pontos escuros em sua alma que precisam ser iluminados. Abra as “portas” e “janelas” da sua emoção e abra o coração, mesmo que seja apenas uma “fresta” para Ele entrar. Que a Luz do evangelho ao ser refletido na alma, transcenda acima de qualquer escuridão e possamos ter uma visão nítida, clara sobre a ação de Deus no mundo. Deus é luz e Nele não há sombras nem variação alguma. Pensando nisso cumpro minha vocação de “iluminado” e cumpro minha missão, alumiando, mesmo que seja através de uma fresta luminosa.

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17.

“Os mais belos pensamentos, seguido das emoções acertadas, contribuem para que haja uma abertura, uma pequena fresta; um pequeno raio de luz, que aquece e ilumina a alma; e nos lábios surja um cântico de júbilo e palavras de apreço, criando uma sinfonia celestial nas cordas do coração.”

“O povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.”

01

pedroluizalmeida
Enviado por pedroluizalmeida em 04/09/2023
Código do texto: T7877350
Classificação de conteúdo: seguro