O que nos ensina o terceiro mandamento?

O que nos ensina o terceiro mandamento: “não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”?

O terceiro mandamento nos ensina que não temos outro deus além do Criador dos céus e da terra, então nós devemos respeitar o seu nome, pois o seu nome é santo e revela exatamente quem Deus é.

Foi isso que Moisés aprendeu no dia em que ele foi comissionado por Deus para ser o mediador da antiga aliança (Êxodo 3.13-14): "Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros". O nome de Deus possui um significado bem definido. Deus é aquele que é para todo o sempre. Ele sempre foi o que é agora, e sempre será o que é agora. Em outras palavras, ele é o Deus Eterno, o Deus que não tem começo, nem meio e nem fim. O terceiro mandamento nos foi dado para proteger a santidade do nome de Deus.

Então devemos ter cuidado para não quebrarmos o terceiro mandamento:

1. Usando o nome de Deus de forma desrespeitosa, por exemplo: com piadas usando o nome de Deus, ou falando sem pensar o nome de Deus nas diversas ocasiões do dia-a-dia.

2. Amaldiçoando outras pessoas invocando o poder do nome do Senhor: Com palavras do tipo: vá para o inferno ou dane-se. Pois o único que tem poder para mandar alguém para o inferno, ou enviar para a danação eterna é Deus.

3. Prestando um falso juramento diante de uma autoridade, seja civil ou eclesiástica, pois Deus vai requerer de você esse mau uso do seu nome.

4. Fazendo um voto desnecessário diante de Deus quando você não tem condição de cumprir esse voto. Muitas pessoas gostam de fazer isso. Eles invocam o nome de Deus para coisas fúteis e também para não cumprir aquilo que prometeram a Deus. Aquilo que for prometido deverá ser cumprido.

5. Invocando outros nomes para prestar juramentos e para fazer votos e promessas com a intenção de burlar o terceiro mandamento. Vale lembrar que o nome de Deus está diretamente ligado ao Ser Deus. Então é inútil fazer juramentos: pelo céu, pois é onde Deus está; ou pelo trono pois é onde Deus está assentado governando; ou pela palavra, pois a palavra de Deus é o próprio Deus. Estão diretamente unidos.

Para finalizar, tenhamos em mente que o mandamento de não tomar o nome de Deus em vão diz respeito ao nome próprio de Deus “YHWH” e aos demais títulos divinos, como: Deus, Jesus, Cristo, Espírito Santo, Senhor, Pai eterno, Soberano, Rei dos reis, Criador etc.!

_______________________________________________________

#Deus #Senhor #Divino #mandamento