PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 25,1-13)(01/9/23)

 

1. Caríssimos, constantemente Deus nos chama para vivermos com Ele e com todos os seus anjos e santos por toda eternidade; todavia, e como Deus é infinitamente Santo, nada de impuro ou sacrílego pode ter acesso à sua santa morada, por isso, Ele nos enviou o Seu Filho amado, para expiar os nossos pecados e assim termos total acesso à glória do Seu Reino.

 

2. Na primeira leitura de hoje, São Paulo exorta os Tessalonissenses dizendo que em Cristo eles teem a perfeita regra da vida com a qual devem se comportar diante de Deus: "Meus irmãos, conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.

 

3. Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; não vos deixeis levar pelas paixões desordenadas. Que ninguém nessa matéria prejudique ou engane o seu irmão. Pois, Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade." (1Ts 4,4-7).

 

4. Com efeito, a nossa estadia neste mundo é passageira, mas ela é uma resposta que damos ao Senhor que nos criou por amor e somente para amar. Bem como nos ensinou são João: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,2.4).

 

5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus conta a Parábola das dez virgens convidadas à participar das núpcias de um certo noivo; cinco delas eram prudentes e as outras cinco imprudentes; as primeiras entraram com o noivo, pois se prepararam devidamente; às outras não entraram por negrigência e falta de atenção. 

.

6. Decerto, qual é o significado dessa parábola? O noivo é Cristo; as virgens representam a nossa humanidade; às núpcias, o Reino de Deus; o convite, é o chamado feito a todos os homens e mulheres, que pelo batismo tornam-se virgens ao receberem a filiação divina. Mas, quem realmente é prudente e põe em prática essa graça recebida? 

.

7. Portanto, caríssimos, quais as virgens prudentes da parábola contada por Jesus, precisamos encher as lâmpadas de nossas almas com o óleo de suas graças presente na Santa Eucaristia e nos outros Sacramentos; na prática da Sua Palavra e nas obras de misericórdia. 

.

8. Tendo ainda como reserva o óleo da pureza de coração e da santidade de vida, deste modo, estaremos preparados para entrarmos com Ele nas suas núpcias eternas iluminados pela Luz do Espírito Santo.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.