PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 24,42-51)(31/8/23).

 

1. Caríssimos, para nós que cultivamos a fé, vive-la é testemunhar nosso Senhor Jesus Cristo, é revelar ao mundo as maravilhas que Deus faz em nossa vida em vista da felicidade eterna que Ele preparou como herança para aqueles que o amam. 

 

2. Todavia, mesmo recebendo todas essas graças, muitos ainda não as valorizam devidamente e por isso as têm negligenciado deixando-as de lado para buscarem o pecado sem nenhum necessidade dele, pois não estamos aqui para pecar, mas sim para sermos santos.

 

3. Discorrendo a esse respeito, o Senhor Jesus nos alerta no Evangelho de hoje: “Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá." (Mt 24,44).Ou seja, será uma imensa surpresa. Uma vez que estamos a caminho da eternidade e tudo o que vivemos aqui é uma preparação para o grande dia da sua Parusia, que chegará à qualquer momento mesmo se nos discuidarmos disso. 

 

4. Decerto, para evitar toda espécie de distração e o mal uso das graças recebidas, o Senhor nos recomenda a fidelidade e a prudência para servi-lo melhor no cuidado das ovelhas do seu rebanho. Também não podemos esquecer que todo fazer deve ser um fazer para Deus, e que na vida tudo tem recompensa, mas, que essa recompensa seja somente para o nosso bem estar eterno. 

.

5. Eis o que nos ensina São Paulo: "Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros." (Fl 2,3).

.

6. Portanto, caríssimos: "Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.

.

8. Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mt 24,45-51; 13,9).

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv.