PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,17-29)(29/8/23) 

 

Memória do martírio de São João Batista 

 

1. Caríssimos, morrer por amor a Cristo, caminho, verdade e vida, eis o grande testemunho de São João Batista, precursor do Filho de Deus no nascimento e na morte, pois seu batismo de sangue continua a testemunha-lo hoje e por toda a eternidade; quem poderá dar um testemunho semelhante ao de João? Ninguém, porque cada testemunho é único e é isso que revela a autenticidade da nossa fé.

 

2. João dizia de si mesmo e de Jesus: "Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.

 

3. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível." (Mt 3,11-12). Ou seja, a verdade nos fala, precisamos escuta-la e po-la em prática, caso contrário, morreremos escravos do pecado. 

 

4. De fato, o pecado é e sempre será sinônimo de escravidão e de morte; seus frutos nefastos são os mesmos apresentados por Herodes e sua concubina Herodíades, e todos aqueles que com eles mataram João Batista. 

 

5. Todavia, o resultado do seu sangue derramado serviu como testemunho para a nossa salvação, visto que, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que João Batista anunciou, foi igualmente imolado e deu a sua vida para resgatar a nossa.

 

6. Com efeito, precisamos aprender a lição da cruz do Senhor e de seus seguidores como São João Batista, pois, eis o que Ele disse a esse respeito: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á." (Lc 9,23-24).

 

7. E disse ainda: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus." (Mt 10,28-33).

.

8. Destarte, o Senhor Jesus que nos chama para segui-lo em seu martírio de Cruz, espera prontamente de todos nós uma resposta concreta, pois quem o segue fielmente já participa da sua glória eterna mesmo estando ainda neste mundo, contanto que perseveremos até o fim na vivência da fé.

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv.