Irmã Amália de Jesus Flagelado e Nossa Senhora das Lágrimas

Conhecendo um pouco da história desta santa brasileira

Nossa Senhora das Lágrimas é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas pela Irmã Amália de Jesus Flagelado na capela do convento da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, situada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, no Brasil.

Amália Aguirre (seu nome de batismo), nasceu em Riós, junto à fronteira Espanha-Portugal, na comunidade autónoma da Galiza, a 22 de julho de 1901. De uma família antiga, cristã. Seus pais eram admirados pela santidade de costumes, fervorosa piedade e sua inesgotável caridade para com o próximo. Porém, as circunstâncias econômicas obrigaram seus pais a deixar a Espanha e e virem para o Brasil. Chegaram à Bahia, mas depois se fixaram em Campinas, São Paulo.

Quando os pais de Amália Aguirre vieram para o Brasil, ela não veio inicialmente, pois ficou cuidando de sua avó bastante idosa e doente. Somente após a morte de sua avó é que Amália atravessou o oceano Atlântico, chegando à Campinas no dia 16 de junho de 1919.

A Irmã Amália de Jesus Flagelado foi uma freira e mística católica, cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, mais conhecida por ter recebido, na década de 1930, as aparições de Nossa Senhora das Lágrimas e de Jesus Manietado em Campinas, Estado de São Paulo, no Brasil.

Na verdade, ela é considerada a maior mística católica de todo o Brasil e entre as revelações que recebeu se encontram algumas das mais importantes do século XX. Entre os grandes eventos miraculosos que cercam sua vida se incluem: aparições marianas, estigmas, êxtases, entre outros.

Foi-lhe revelada a Coroa de Nossa Senhora das Lágrimas (com suas orações próprias) e, ainda, a importância do uso da Medalha de Nossa Senhora das Lágrimas.

A Coroa (ou Rosário) que a Mãe de Deus entregou à Irmã Amália tinha 49 contas brancas, divididas em grupos de 7, por sete contas igualmente brancas. É, portanto, semelhante à Coroa das Dores de Maria, embora de cor diferente. Tinha ainda mais três contas finais e uma medalha com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas – de um lado – e a imagem de Jesus Manietado – de outro lado. A medalha é uma parte essencial desta Coroa, devendo ser exatamente como aquela que a Mãe de Deus mostrou à Irmã Amália, em Campinas, a 8 de abril de 1930.

"Minha filha: o que os homens Me pedem pelas lágrimas de Minha Mãe, Eu amorosamente concedo." Jesus Manietado (Campinas, 08-11-1929)

"Esta é a Coroa de Minhas Lágrimas [...]. Por meio desta Coroa o demônio será derrotado

e o poder do inferno destruído." Nossa Senhora das Lágrimas (Campinas, 08-03-1930)

A Virgem Maria e o Seu próprio filho, Jesus Cristo, teriam aparecido várias vezes à Serva de Deus Irmã Amália de Jesus Flagelado (de seu nome de batismo, Amália Aguirre), comunicando-lhe muitas mensagens com apelos de oração, de sacrifício e de penitência.

A Santíssima Virgem Maria, no dia 8 de março de 1930, na capela da Avenida Benjamin Constant, n.º 1344 (esquina com a Rua Lusitana, n.º 1331), em Campinas, se apresentou como Nossa Senhora das Lágrimas e lhe revelou a Coroa (ou Rosário) das Lágrimas. Palavras de Nossa Senhora das Lágrimas à Irmã Amália (08-03-1930):

“Este é o rosário de Minhas lágrimas que foi prometido pelo Meu Filho ao nosso querido Instituto como uma parte de seu legado. Ele também já lhe deu as orações. Meu Filho quer me honrar especialmente com essas invocações e, além disso, Ele concederá todos os favores que forem pedidos pelos merecimentos de minhas lágrimas. Este rosário alcançará a conversão de muitos pecadores, especialmente dos possuídos pelo demônio. Uma especial graça está reservada para o Instituto de Jesus Crucificado, principalmente a conversão de vários membros de uma parte dissidente da Igreja. Por meio deste rosário o demônio será derrotado e o poder do inferno destruído. Arme-se para a grande batalha. ”

Um mês depois da primeira aparição, no dia 8 de abril de 1930, Nossa Senhora revelou à Irmã Amália uma nova medalha milagrosa, a medalha da evocação às Suas lágrimas, e lhe pediu que, conjuntamente com a Coroa (ou Rosário), a difundisse pelo mundo inteiro, pois através dessa mesma medalha se dariam muitos prodígios, um grande número de conversões e muitas almas seriam salvas.

Por ordem da Mãe de Deus, a medalha traz cunhada na frente a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas entregando a Coroa (ou Rosário) das Lágrimas à Irmã Amália, exatamente como aconteceu na aparição de 8 de março de 1930, e com as palavras ao redor:

'"Ó Virgem Dolorosíssima, as Vossas Lágrimas derrubaram o império infernal!"; no verso, a medalha traz cunhada a imagem de Jesus Manietado (ou seja, com as mãos amarradas durante a Sua Paixão) com as seguintes palavras: "Por Vossa Mansidão Divina, ó Jesus Manietado, salvai o mundo do erro que o ameaça!".

Embora a Irmã Amália de Jesus Flagelado, nesse ano de 1930, tenha conseguido divulgar a Medalha e a Coroa das Lágrimas, e essa devoção até tenha chegado a alguns países estrangeiros, esses meios de salvação revelados pela Mãe de Deus permaneceram quase desconhecidos durante várias décadas.

A Irmã Amália faleceu em Taubaté, no Brasil, a 18 de abril de 1977.

Reconhecimento eclesiástico

Em 8 de março de 1931, o Monsenhor Dom Francisco de Campos Barreto, Bispo de Campinas, reconheceu a veracidade dos fenômenos de estigmatização e as aparições recebidas pela Irmã Amália de Jesus Flagelado e concedeu as devidas autorizações.

Em 20 de fevereiro de 1934, o mesmo prelado publicou uma declaração episcopal e reforçou a importância da devoção à Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora das Lágrimas.

Em 1935, a própria Coroa (ou Rosário) de Nossa Senhora das Lágrimas recebeu mais autorizações para sua divulgação:

Estados Unidos – Minnesota: pelo Arcebispo John Robert Roach da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis; Estados Unidos – Michingan: pelo Bispo Michael James Gallagher da Diocese de Detroit; Hungria - Sopron: pelo Censor Diocesano; Hungria – Diocese Győr: pelo Bispo Stephanus Breyer; Alemanha - Arquidiocese de Munique: pelo Vigário Geral Ferdinand Buchwieser.

Apostolado Internacional

Já no início do século XXI, e após vários anos de pesquisa de informação, de um estudo rigoroso dos recursos documentais existentes e análise de testemunhos pessoais, o missionário católico português Renato Carrasquinho dedicou-se a compilar todos os escritos e as mensagens originais reveladas à Irmã Amália e reconstruiu biograficamente a vida da religiosa com total rigor.

No dia 13 de maio de 2017, em pleno centenário evocativo das aparições de Fátima, em Portugal, e que antecederam as aparições ocorridas em Campinas, no Brasil, com o desejo de dar uma resposta mais eficaz aos apelos feitos por Cristo e pela Santíssima Virgem, ele próprio fundou, com representação em todo o mundo, a associação de fiéis católicos intitulada Apostolado Internacional de Nossa Senhora das Lágrimas.

Domínio público
Enviado por Umbelarte em 23/08/2023
Código do texto: T7868042
Classificação de conteúdo: seguro