PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,1-5.10.12-14)(15/08/23)
.
1. Caríssimos, a todos foi dado o tempo no qual preparamos a entrada na terra prometida, o Reino de Deus, como vimos nos acontecimentos do Antigo Testamento, em que depois de quarenta anos de preparação, Moisés encarregou Josué de introduzir o Povo eleito na posse da terra prometida aos seus pais.
.
2. Decerto, não foram poucas as batalhas que travaram nem as dificuldades que encontraram ao longo dos quarenta anos de deserto, no entanto, a certeza de que Deus os conduzia por meio de Moisés, Aarão e Josué, é que os fez permanecer firmes até o fim, bem como disse Moisés: "É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista."
.
3. E acrescentou: "Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes”. (Dt 31,6.8).
4. Ora, o que isso significa para nós hoje? Por analogia, podemos responder que este mundo é um deserto no qual somos provados, no entanto, como povo redimido, temos Cristo, o Filho de Deus de vivo à nossa frente nos conduzindo à terra prometida do Reino dos céus.
.
5. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos ensina que é necessário sermos como crianças para entrarmos no Reino de Deus, ou seja, precisamos viver na total dependência de suas graças, para desse modo entrarmos na felicidade eterna preparada para aqueles que, quais ovelhas de seu rebanho, o seguem fielmente até o dia de sua Parusia, isto é, da sua vinda gloriosa.
6. Portanto, caríssimos, nossa vida é também a nossa missão, e ser como crianças é manter a inocência evitando as tentações e os pecados que nos leva a perde-la; é ainda viver a fidelidade a toda prova como o Senhor nos ensinou, pois a nossa fidelidade é também a nossa eternidade Nele, por Ele e para Ele.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.