PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 17,22-27)(14/8/23)

 

1. Caríssimos, o modo como Deus age é único e sempre em vista da nossa salvação, porém, para compreender precisamos da fé que nos leva a crer na sua divina providência que nos livra do pecado e de todo mal, sempre que o buscamos a fim de sermos santos, uma vez que por nós mesmos nada podemos (cf. Jo 15,5). 

 

2. O fato é que acreditar em Deus e nos entregar totalmente em suas mãos nos faz sentir seguros e protegidos por Ele. No Evangelho da transfiguração os discípulos tiveram uma experiência excepcional, no entanto, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus revela que será entregue nas mãos dos seus algozes, será morto e ressuscitará ao terceiro dia. É como se de repente Ele perdesse todo o seu poder. 

 

3. No entanto, a transfiguração é o anúncio antecipado da sua ressurreição para que acreditassem na sua Palavra e não perdessem a fé por conta da ação maléfica dos seus algozes. Ou seja, o Senhor Jesus ao se deixar abater em nada perdeu o seu poder, pelo contrário, tudo suportou porque nos amou, a fim de que ressuscitássemos com Ele.

 

4. Com efeito, diariamente somos tentados por todos os lados, de modo que somente a fé no Senhor Jesus nos faz vencer as batalhas que travamos, porque é Ele quem nos dá a força para suportar todas as provações e todos os ataques que sofremos do maligno. 

 

5. De fato, as tentações são inevitáveis, mas o Senhor está sempre conosco, basta recorrermos a Ele para logo entrar em ação a sua graça, o seu poder libertador. Decerto, quem vive neste mundo preparando-se para o Reino de Deus, encontra na união com Cristo tudo o que precisa para se manter fiel até o fim.

.

6. "Portanto, ó bem-amados, fomos para todo o sempre lavados pela água do batismo, para todo o sempre estamos libertos, para todo o sempre fomos acolhidos no seu Reino imortal. Para todo o sempre será «feliz aquele a quem é perdoada a culpa e absolvido o pecado» (Sl 31,1; Rom 4,7)."

.

7. "Mantende com coragem o que haveis recebido, conservai-o para vossa felicidade, não volteis a pecar. De ora em diante, conservai-vos puros e irrepreensíveis para o dia do Senhor." (são Paciano de Barcelona - Séc. IV).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.