PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 12,24-26)(10/08/23)

.

1. Caríssimos, nós sofremos constantemente a tentação de julgarmos uns aos outros, e isso se agrava ainda mais quando os outros não pensam como nós; a tendência é condena-los ao isolamento, ou seja, a uma espécie de morte que, na verdade, esfria em nós o amor e a misericórdia, nos tornando incapazes da prática do bem.

.

2. Com efeito, se quisermos vencer as más tendências e as tentações que chegam à nossa mente, precisamos cultivar as virtudes eternas, pois são elas que nos dão a vitória sobre o mal; uma vez que são puro dom de Deus e é por elas que Ele santifica as nossas almas para vivermos na Sua presença.

.

3. No Evangelho de hoje Jesus diz uma frase que resume a sua missão ao nos apontar o caminho do martírio como a vontade do Pai que nos leva à ressurreição, à vida eterna: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto." (Jo 12,24).

.

4. E acrescenta: "Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conserva-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. (Jo 12, 25-26).

.

5. Portanto, caríssimos, essa linguagem do Senhor Jesus não agrada aos que se acham autossuficientes, aos arrogantes, aos soberbos, aos malfeitores e aos formadores de opinião que pensam ter a solução para tudo, quando na verdade nada mais enxergam além do próprio eu.

.

6. Destarte, à esses eis o que diz o Senhor: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24b). Ou seja, a vida natural é feita de renúncias, escolhas e decisões, pois aqui neste mundo tudo passa, mas porque decidimos seguir e servir a Cristo, essa já é a nossa maior recompensa.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.