“Senhor, salva-me!”

Evangelho (Mt 14,22-36)

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. 33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”

34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.

Numa primeira fase o barco simboliza a igreja, em segundo lugar representa nossa vida. A igreja porque estava no inicio o evangelho de Mateus foi escrito por volta do ano 80 DC e sofria muitas perseguições representada aqui pelo mar revolto e também Pedro que sai da barca que representa as pessoas que pela dificuldades de viver a fé saem da igreja e afundam no mundo (mar) mais como vemos Jesus não se afasta deles e estende sua mão misericordiosa. O barco também é nossa vida no mundo representada pelo mar revolto e vento forte que são as dificuldades que tentam nos afogar num mar de problemas e dificuldades aos quais nos levam a pensar muitas vezes que Deus não esta nos ouvindo nos abandonou mais lá em meio ao mar de problemas e dificuldades esta ele e ao afundarmos pois com nossas próprias forças somos derrotados pela tempestade se como Pedro dizemos “Senhor, salva-me!” ele vendo a nossa falta de fé “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” nos estende a mão e nos tira do perigo de afundar nos levando novamente para segurança da vida. Não sei como esta sua vida todos passamos por momentos de tempestades que balançam a nossa vida e a nossa fé é tão dificíl as vezes que chega a sucumbir a fé que dizemos ter em Cristo neste evangelho ele quer nos mostrar que o barco (vida) vai balançar as dificuldades vão vir(vento) o medo vai chegar pois somos fracos e falhos nossa fé mais basta gritar por socorro que que ele estende a mão!

MARCIO ADRIANO CRIVELARO
Enviado por MARCIO ADRIANO CRIVELARO em 08/08/2023
Código do texto: T7856523
Classificação de conteúdo: seguro