Sacudir a poeira das sandálias

O Mestre ao enviar seus discípulos dois a dois instruía que se em qualquer lugar não vos receberem bem, nem os homens vos ouvirem, ao sairem dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Sacudir a poeira das sandálias era um gesto feito pelos judeus, quando regressavam de um território pagão. Com tal ritual indicavam que não queriam nenhuma relação com aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus. Esse gesto provavelmente está à base daquilo que recomenda Jesus aos apóstolos. Neste caso poderíamos perguntar o que se sacode debaixo dos pés? O que se joga fora é a dignidade da casa que não acolheu? Se condena o desprezo das pessoas? E hoje, 2023 anos depois como proceder se ainda muitos não querem ouvir e nem seguir os preceitos religiosos? Penso que não é isso que Jesus quer transmitir. Ele ao invés propõe que se os discípulos saiam dos lugares que não acolhem a Palavra em paz e convida a eles a "sacudir" aquilo que sentirão quando forem rejeitados. Quer que saiam daquelas casas em paz, sem rancor, sem desprezo, pois terão cumprido a própria missão e a própria fé não é colocada em discussão. É necessário sacudir o pó da desilusão, o pó do apego, da ostentação e do cansaço por não ter alcançado o objetivo de transmitir a Boa Nova da Palavra Divina e seus ensinamentos. Só assim o seguidor de Cristo pode retomar a estrada, com esperança.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 28/07/2023
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7848402
Classificação de conteúdo: seguro