Compreender com o coração

E depois de mais de dois mil anos ainda perguntamos ao Mestre por que tu falas ao povo em parábolas?'O Mestre certamente responderia: porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus,mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure. Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram. Meu caro seguidor do Mestre Jesus, hoje, recordamos o “louvor” dirigido por Jesus aos que se juntavam e seguiam a Ele: «felizes são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem!». A linguagem é clara e transmitida de acordo com a vivência daquele povo. Estas palavras de Jesus podem muito bem serem dirigidas também a nós, e não somente para aqueles que O viram e escutaram directamente. Parece que os felizes são eles, pois tiveram a sorte de conviver com Jesus, de permanecer fisicamente e de modo sensível a seu lado. Sim felizes foram aqueles que conviveram com Jesus naquele tempo. Enquanto nós estaríamos antes entre os justos e profetas - sem sermos justos, nem profetas! - que gostariam de O ver e ouvir. Não esqueçamos, porém, que o Senhor se refere aos justos e profetas anteriores à sua vinda, à sua revelação: «Garanto-vos que muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, mas não viram». Com Ele chega a plenitude dos tempos, e nós estamos nessa plenitude, já estamos no tempo de Cristo, no tempo da salvação. É verdade que não vimos Jesus com os nossos olhos, mas conhecemo-Lo. E não escutamos a sua voz com os nossos ouvidos, mas sim escutamos e escutaremos as suas palavras. O conhecimento que a fé nos dá, embora não seja sensível, é um conhecimento autêntico, põe-nos em contato com a verdade e, por isso, nos dá a felicidade e a alegria. 

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 27/07/2023
Reeditado em 27/07/2023
Código do texto: T7847107
Classificação de conteúdo: seguro