MATRIMÔNIO: Direitos e Função da Mulher

Enquanto é, e deve tornar-se comunhão e comunidades de pessoas, a família encontra no amor a fonte e o estímulo incessante para acolher, respeitar e promover cada um dos seus membros na altíssima dignidade de pessoas, isto é, de imagens vivas de Deus.

Como justamente afirmaram os Padres Sinodais, o critério moral da autenticidade das relações conjugais e familiares consiste na promoção da dignidade e vocação de cada uma das pessoas que encontram a sua plenitude mediante o dom sincero de si mesmas.

Nesta perspectiva, o Sínodo quis prestar atenção privilegiada à mulher, aos seus direitos e função na família e na sociedade. Nesta mesma perspectiva devem considerar-se também o homem co-mo esposo e pai.

É de ressaltar antes de tudo a igual dignidade e responsabilidade da mulher em relação ao homem: tal igualdade encontra uma forma singular de realização na doação recíproca de si ao outro e de ambos aos filhos, doação que é específica do matrimônio e da família. Tudo o que a razão intui e reconhece, vem revelado plenamente pela palavra de Deus: a história da salvação é, de fato, um contínuo e claro testemunho de dignidade da mulher.

Ao criar o homem “varão e mulher” Deus dá a dignidade pessoal de igual modo ao homem e à mulher, enriquecendo-os dos direitos inalienáveis e das responsabilidades que são próprias da pessoa humana. Deus manifesta ainda na forma mais elevada possível a dignidade da mulher, ao assumir Ele mesmo a carne humana da Virgem Maria, que a Igreja honra como mãe de Deus, chamando-a nova Eva e propondo-a como modelo da mulher redimida. O delicado respeito de Jesus para com as mulheres a quem chamou ao seu séquito e amizade, a aparição na manhã da Páscoa a uma mulher antes que aos discípulos, a missão confiada às mulheres de levar a boa nova da Ressurreição aos apóstolos, são tudo sinais que confirmam a especial estima de Jesus para com a mulher. Dirá o apóstolos Paulo: “Porque todos vós sois filho de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo... Não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há homem nem, mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus.

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO

“A MISSÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO DE HOJE”

Exortação apostólica de João Paulo ll

Edições Paulinas Páginas 41, 42 e 43

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 19/12/2007
Reeditado em 19/12/2007
Código do texto: T784226