PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,25-27)(19/7/23). 

 

1. Caríssimos, vivemos num mundo em que a fé está sendo rejeitada e deixada de lado; vivemos num mundo em que a indiferença gerada pela tecnologia mancha as almas a tal ponto que muitas delas mergulham no vazio existencial, dada a frieza gerada pela falta de fé. E com isso muitos caem no abismo da depressão e outras doenças psicossomáticas. 

 

2. Com efeito, se falta a fé, falta também as virtudes eternas que a acompanham: amor, humildade, simplicidade, solidariedade, esperança, etc. E por que será que a humanidade se afasta tanto de Deus? Por que os homens o esquecem ou o ignoram tão facilmente? Porque estão perdendo o senso do sagrado para seguirem pela via do pecado.

 

3. Desse modo, o mundo vai se tornando um deserto estéril de valores eternos, isto é, uma espécie de inferno sem proporções, onde tudo é relativizado e tende ao caos. E à medida que o tempo passa os homens se afastam ainda mais do amor de Deus, caíndo nas armadilhas do maligno, dando lugar à violência e à toda espécie de maldadede, por conta da desobediência às leis de Deus.

 

4. Todavia, para aqueles que servem fielmente ao Senhor, sua misericórdia não tem limites, por isso, perseveram no bem que o Senhor lhes dá a viver, por obedecerem aos seus santos mandamentos, que são caminhos de perfeição para todos os seus eleitos. 

.

5. Portanto, caríssimos, escutemos o que nos diz o Senhor no Evangelho de hoje: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado." (Mt 11,25-26).

.

6. Destarte, muita atenção habitantes deste mundo, será que não dá para perceber que a paciência do Senhor não para de dar sinais, a fim de que todos se convertam e vivam? Caso contrário, o tempo da graça passará e quem não o aproveitar para se arrepender dos seus pecados não poderá entrar no Reino dos céus. 

.

7. Sim, porque o Reino dos céus é o paraíso dos humildes, daqueles que temem o Senhor e acreditam no seu amor, por isso, seguem os seus passos a caminho da eternidade. De fato, eles têm por armas a cruz de cada dia, as perseguições que sofrem por seguirem a Cristo e terem escolhido a porta estreita da salvação, isto é, a obediência aos seus santos mandamentos.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.